Destaques Linha 12 Linha 13

Após três anos de obras, estação Engenheiro Goulart é reaberta

Estação foi reconstruída para abrigar plataforma da futura Linha 13-Jade, mas atenderá apenas a Linha 12-Safira até 2018

Divulgação/CPTM

Estação Engenheiro Goulart

Após uma espera de pouco mais de três anos, a estação Engenheiro Goulart da CPTM foi reaberta nesta sexta-feira (04). Reconstruída por completo e muito maior do que a precária parada ainda dos tempos CBTU, a nova estação atenderá a futura Linha 13-Jade, que deve ser inaugurada em 2018 conectando Guarulhos e o aeroporto internacional à rede metroferroviária.

Por enquanto, a estação voltará a ser servida apenas pela Linha 12-Safira que durante esse período fechada foi atendida pelo sistema PAESE. Curiosamente, os passageiros utilizarão a plataforma da Linha 13 (do lado do Parque Ecológico do Tietê) já que as vias ainda estão em obras na região. A previsão é que já em setembro os trens passem a utilizar a via definitiva da Linha 12.

Apesar da inauguração ocorrer nesta sexta-feira (o governador a entregou às 10 horas, mas apenas às 14 horas os passageiros puderam utilizá-la), ainda restará trabalho pela frente. A passarela que existirá sobre a avenida Assis Ribeiro ainda não começou a ser construída por conta do atraso na desapropriação de um posto de gasolina. Portanto, o acesso do outro lado da avenida só será entregue nos próximos meses. Mas os frequentadores do Parque Ecológico já poderão contar com outra passarela, que dá acesso ao local e que passará a oferecer serviço de bicicletário.

Com movimento pequeno antes das obras, espera-se que agora a nova estação atraia um público maior que também se beneficiará da maior quantidade de trens modernos que passaram a circular na linha. Espera-se que o intervalo também caia de forma a melhorar o serviço. Além da própria estação, a CPTM está executando um trabalho de elevação da via para permitira novas passagens subterrâneas com mais espaço e segurança.

Em meados de 2018 será a vez da abertura da Linha 13-Jade quando a segunda plataforma passará a ser utilizada em definitivo. Veja abaixo o vídeo de divulgação da CPTM.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment