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Chega ao Brasil o primeiro trem da Série 9500 da CPTM

Fabricada pela Rotem na Coréia do Sul, primeira composição de 30 encomendadas pelo governo do estado entrará em serviço no lugar dos velhos trens usados até hoje

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM foi fabricado pela Rotem e chegou ao Brasil no final de janeiro

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM foi fabricado pela Rotem e chegou ao Brasil no final de janeiro (Paparazzi Ferroviário)

Chegou ao Brasil nesta semana o primeiro trem da Série 9500, parte de uma encomenda de 30 unidades feita pela CPTM à empresa sul-coreana Rotem. O comboio com a primeira composição foi visto numa rodovia próxima a São Paulo e fotografado pela página Paparazzi Ferroviário, do Facebook (veja mais imagens aqui).

De lá ele seguirá até Araraquara, cidade onde fica a fábrica da IESA, parceira da Rotem e que emprestou suas instalações para que fabricante possa finalizar o trem. A princípio, a IESA produziria a nova série porém problemas financeiros fizeram com que a Rotem decidisse montar as primeiras composições na Coreia. Nesse meio tempo a Rotem anunciou a construção de uma fábrica própria também em Araraquara, onde dará continuidade à fabricação dos trens da CPTM e também da nova encomenda do Metrô de Salvador.

Velhos trens aposentados

A Série 9500 faz parte de uma encomenda de 65 trens que a CPTM anunciou em 2013. A Rotem ficou responsável por 30 unidades e a CAF, por outras 35 unidades, a chamada Série 8500. Em comum, os dois modelos possuem ar-condicionado, open gangway (ligação entre todos os vagões), câmeras de segurança e também de retrovisores que substituem os espelhos externos. Mas a maior diferença está no desenho externo que prevê um anteparo lateral na parte superior dos vagões que esconde parte das instalações, dando ao trem uma aparência mais bem acabada – além de uma frente mais alta.

Com os novos trens, a expectativa é que quase todos os trens das séries antigas como 1100, 1400 e 2100 sejam aposentados. No momento, o Série 8500 já tem várias unidades entregues e em testes nas linhas. O governo do estado havia prometido que eles entrariam em serviço no final de 2015, mas agora acredita-se que isso ocorrerá no segundo trimestre.

Agradecemos a colaboração do Paparazzi Ferroviário

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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