Destaques Linha 11

Estação Suzano ganha maior bicicletário da CPTM

Com 1.045 m² e 576 vagas, espaço ajudará a compensar pouca oferta de vagas na Linha 11-Coral

Bicicletário de Suzano é o maior da CPTM

A CPTM inaugurou nesta quarta-feira (10) o bicicletário da estação Suzano da Linha 11-Coral, recentemente reforma e entregue parcialmente. O espaço é o maior disponível nas seis linhas da companhia. São 1.045 m² e 576 vagas gratuitas.

Com ele, a CPTM passa a oferecer 7.734 vagas para bicicletas em 30 estações. No entanto, é justamente na Linha 11 que há uma das maiores carências do serviço. Além de Suzano apenas Poá e Ferraz de Vasconcellos têm bicicletários.  A vizinha Linha 12-Safira, por exemplo, oferece a comodidade em sete estações com 1.510 vagas. Até mesmo a Linha 7-Rubi, sempre a mais criticada, tinha até então mais vagas para bicicletas, com três estações 391 locais para guardar o veículo.

A linha campeã em estações com bicicletários é a 9-Esmeralda, com 10 pontos e 1.750 vagas, mas é na Linha 10-Turquesa que há mais vagas, um total de 2.478 lugares graças ao espaço Askobike em Mauá, único que cobra o serviço – R$ 20 pela mensalidade de associados e diária de R$ 2 de usuários não cadastrados.

Mais trens diretos

Durante a inauguração do bicicletário e também da passarela que dá acesso à estação, o governador Geraldo Alckmin revelou que a Linha 11 receberá mais 15 trens novos que permitirão que as viagens sejam diretas até a estação Luz – sem necessidade de baldeação em Guaianazes. Hoje apenas alguns trens fazem essa ligação direta em horários de pico. Segundo Clodoaldo Pelissioni, a CPTM pretende colocar em operação de dois a três trens novos por mês. Hoje, tanto a Série 8500 quanto a 9500 estão com problemas para serem entregues.

Entrada do bicicletário da estação Suzano (GESP)

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment