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Metrô amplia testes do CBTC nas Linhas 5 e 15

Sistema de controle de trens é desenvolvido pela empresa Bombardier e está com entrega atrasada

Sistema CBTC é testado nessas vias no Pátio Capão Redondo

Sistema CBTC voltará a ser testado aos domingos na Linha 5

Após quase seis meses, o Metrô voltará a realizar testes do sistema CBTC na Linha 5-Lilás num domingo – dia 15 de janeiro. O sistema de controle, que está há muito tempo em testes, estava sendo desenvolvido apenas durante as madrugadas, quando a linha está fechada. Por essa razão, o ramal ficará fechado das 4h40 ao meio-dia (o serviço PAESE será acionado).

Além da Linha 5, também a Linha 15-Prata fará testes numa versão do mesmo CBTC, mas a parada será mais longa, até às 16h00. Também a Linha 2-Verde ficará parcialmente interrompida neste domingo, mas para serviços de recuperação dos trilhos entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Prudente (os trens circularão por uma via apenas).

Os testes de CBTC são executados pela mesma empresa, a canadense Bombardier, que está atrasada no desenvolvimento do sistema. Na Linha 5, ele deveria ter sido entregue em julho, mas até agora não há uma data de início de testes com passageiros. O Metrô chegou a anunciar que em agosto, e depois em setembro colocaria os trens em testes no domingo, a chamada operação assistida. No entanto, a Bombardier suspendeu a programação dias antes da suposta estreia, no dia 25 de setembro.

Desde então, os testes aos domingos cessaram e mais nada foi informado. O atraso preocupa porque a Linha 5 deve receber mais três estações nos próximos meses que só poderão ser abertas com o CBTC pronto já que a Frota P, necessária para a ampliação do serviço, só opera com o sistema novo.

Espera-se que o retorno dos testes seja um prenúncio do início de operação dos novos trens.

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

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