Novo trem da CPTM inicia testes sem passageiros na Linha 11 Coral

Nova Série 8500 circula pela linha em horário comercial para testes finais antes de entrar em operação
Série 8500 circula pela Linha 11 - Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 – Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 - Coral (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 circula pela Linha 11 – Coral (foto: Julio César Andrade)

Os passageiros que frequentam a Linha 11 – Coral durante o dia podem ter estranhado a passagem de um novo trem mais alto e imponente e que circulou quase vazio pela via. Trata-se da Série 8500, produzida pela espanhola CAF, e que começou a ser testada em horário comercial nesta quinta-feira (02), mas apenas com funcionários da CPTM.

Por enquanto, apenas uma composição está circulando pela linha, a 4ª entregue e mostrada aqui num flagra do leitor Julio César Andrade. A expectativa é que após esses testes os primeiros trens comecem a circular com passageiros nos próximos meses.

A Série 8500 começou a ser entregue há quase um ano, em julho de 2015, e desde então passava por testes restritos aos pátios da companhia ou em horários na madrugada. Com o início dos testes em horário comercial, o novo trem passa assim pela sua mais importante validação antes de ser homologado para prestar serviços na rede.

Parte de uma encomenda de 65 trens (sendo 35 da CAF e 30 Série 9500 da Rotem), a nova Série 8500 é semelhante às Séries 7000, 7500 e 8000, porém, se diferencia externamente pela máscara mais alta e pelo acabamento lateral que esconde os equipamentos de ar-condicionado instalados no teto.

Ela também terá algumas mudanças de layout interno. Uma delas é a tela de informações instalada na lateral, próxima à porta. A CPTM também está utilizando um novo mapa de estações que inclui as seis linhas, num resultado um tanto confuso, mas que evidencia que os novos trens deverão ser distribuídos por todas elas em vez de servirem em uma ou duas linhas, como ocorre hoje com outras séries.

Série 8500 ao fundo: visual mais imponente e missão de aposentar os velhos trens (foto: Julio César Andrade)
Série 8500 ao fundo: visual mais imponente e missão de aposentar os velhos trens (foto: Julio César Andrade)

Total
0
Shares
Previous Post
Trem da Frota P: três anos parado no pátio

Lentidão da Linha 5 Lilás na chuva deve acabar em 2017, promete Metrô

Next Post
Monotrilho da Scomi: novas tarefas na Linha 17

Scomi assume mais projetos do monotrilho da Linha 17

Related Posts