Destaques Linha 10 Linha 11 Linha 12 Linha 13 Linha 7 Linha 9

Rotem inaugura fábrica no Brasil e mostra a nova Série 9500 da CPTM

Trens devem ser os mais modernos em operação na companhia e devem ser entregues neste semestre

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM deve ser entregue em breve

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM deve ser entregue em breve

A Rotem, braço ferroviário da gigante sul-coreana Hyundai, inaugurou na última quarta-feira (30) sua primeira fábrica no Brasil, no município de Araraquara, interior de São Paulo. A cerimônia contou com a presença do governador do estado, Geraldo Alckmin.

A nova unidade da Rotem é responsável por fabricar 30 composições de oito carros para a CPTM, conhecida como Série 9500. Além deles, a empresa também é responsável pela produção de 28 composições para o Metrô de Salvador (112 carros).

Interior do Série 9500 da CPTM

Interior do Série 9500 da CPTM

A fábrica é uma resposta da fabricante aos problemas que sua parceria, a IESA, passa no Brasil, que colocaram em xeque a produção dos trens encomendados pela CPTM. Agora, com uma planta própria, a Rotem revela planos ambiciosos: quer produzir não só mais trens para o mercado nacional como atender a América Latina.

Uma das licitações que a empresa deve participar é de oito novos trens para a Linha 13 da CPTM, que terão como novidade bagageiros nos vagões.


Apesar de inaugurada nesta semana, a fábrica já está funcionando há algum tempo, finalizando algumas composições montadas na Coreia do Sul. O primeiro exemplar da Série 9500 da CPTM (fotos) deve ser entregue em breve e entrar em operação no segundo semestre.

Fábrica tem capacidade para produzir 200 vagões por ano

Fábrica tem capacidade para produzir 200 vagões por ano

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment