Destaques Linha 7

Série 9500 entra em operação na Linha 7-Rubi

Trem mais moderno da CPTM é o primeiro de 30 unidades que serão entregues pela coreana Hyundai Rotem

Trem da Série 9500: primeiro de 30 unidades (CPTM)

Como adiantado pelo blog, a CPTM colocou em operação o primeiro trem da Série 9500, a mais moderna da empresa. Parte de uma encomenda de 30 unidades feita à empresa sul-coreana Hyundai Rotem, a composição D508 é o 118º novo trem da CPTM e, ao contrário do que se esperava, foi construído na Coreia do Sul e apenas finalizado no Brasil.

O primeiro trem chegou ao país em janeiro do ano passado após um longo atraso em que a Rotem precisou mudar seus planos após sua parceria nacional, a IESA, sair do negócio. Com isso, a fabricante coreana decidiu construir uma fábrica própria em Araraquara (SP) para montar parte da encomenda.

Após longos testes, enfim, a empresa pôde colocar em operação o trem da Série 9500, juntamente com mais uma unidade da Série 8500, ambos na Linha 7-Rubi. Por falar nela, a maior parte da frota coreana será usada nessa linha. Estima-se que cerca de 20 unidades serão destinadas a ela, a que mais sofria com trens antigos. Já os demais trens deverão ser usados na Linha 10-Turquesa, que historicamente faz parte do mesmo eixo da Linha 7.

Em comunicado à imprensa, a CPTM prometeu colocar todos os 65 trens da encomenda em operação neste ano, mas a promessa não deve ser levada a sério já que há muitas unidades ainda em fabricação no momento, até onde se sabe.

A Sérrie 9500 possui passagem entre os carros e um acabamento considerado superior aos demais trens da CPTM. Na cabine de comando, um moderno painel digital traz todas as informações necessárias ao maquinista, num padrão muito distante dos velhos 1100 que ainda circulam entre Luz e Jundiaí. Ao menos por enquanto os dois trens conviveram pelo caminho.

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Leave a Comment