Governo propõe passarela gigante para levar passageiros da Linha 13 ao Aeroporto de Guarulhos

Com cerca de 1.400 metros de extensão, estrutura deve substituir “people mover” prometido pela concessionária GRU Airport, mas tempo de deslocamento pode ser absurdo
Estação Aeroporto Guarulhos: viagem expressas devem facilitar chegada ao aeroporto, mas serviço poderia ser mais eficiente

O governo estadual propôs uma “nova solução” para aproximar a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM, e os terminais 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos: uma passarela com 1.400 metros de extensão e que contará com esteiras rolantes.

A informação foi confirmada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo informações do Metro Jornal. O projeto descarta o meio de transporte “people mover” na interligação, que chegou a ser anunciado e que é usado em aeroportos no exterior.

O passageiro que acessa o aeroporto pela ferrovia atualmente precisa utilizar ônibus gratuitos para chegar até os terminais de embarque. O investimento, segundo Baldy, será feito pelo concessionário. Já a GRU Airport, por sua vez, disse estar disposta a discutir a implantação de novo sistema.

O usuário então não terá mais que esperar pela chegada dos ônibus, mas a medida é bem diferente do projeto inicial, que previa a parada próxima ao terminal 3. A mudança ocorreu após o aeroporto, que era administrado pela Infraero, ser concedido à iniciativa privada.

A GRU Airport, por sua vez, não permitiu a construção da estação próxima aos terminais de maior movimento porque iria erguer um centro comercial que, segundo a GRU, está no contrato de concessão. O centro comercial, até o momento, não foi construído.

O anúncio, no entanto, é diferente do defendido pelo governador João Doria. Em recente entrevista, Doria disse que a parada longe dos terminais era um equívoco. O governador afirmou que levaria a Linha 13-Jade da CPTM para dentro do Aeroporto.

Soluções continuam distantes da ideal (clique para ampliar)

Longo passeio

O people mover já possuía até um traçado definido, mas a concessionária abortou o projeto por questões financeiras. Se fosse construído, o transporte ligaria rapidamente os terminais, além de oferecer mais conforto para os passageiros. Já a proposta da passarela soa como a famosa “gambiarra”.

De acordo com o jornal, o governo pretende utilizar esteiras não usadas no Metrô para baratear a obra, mas o que não está claro na ideia é que o percurso de 1.400 metros levará apenas até o início do Terminal 2. De lá até o Terminal 3 são cerca de 800 metros a mais. Mesmo que a GRU Airport instalasse uma “super esteira” em toda a passarela, um passageiro pode levar de 20 a 30 minutos para ir da estação até a o Terminal 2 – num people mover essa distância seria facilmente percorrida em poucos minutos.

Com Ricardo Meier

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. O “people mover” seria semelhante ao Aeromóvel utilizado em Porto Alegre, e que liga de forma satisfatória o Aeroporto Salgado Filho à estação de trem? Sem dúvidas seria uma opção mais rápida que a passarela com esteiras rolantes.

  2. Ridículo. Simplesmente ridículo.
    Se for assim, deixa os ônibus. Um sistema com ônibus superarticulados, com intervalos menores num trajeto específico e mais direto entre os terminais é muito mais eficiente do que usar esteiras. O passageiro acaba por caminhar na esteira rolante entre os Terminais 2 e 3 por não ter paciência de viajar 800m… que dirá numa distância quase 2 vezes maior…

    1. E a gente fala dos lusitanos… Isso é piada pronta.
      Será que está faltando engenheiros com capacidade de fazer as coisas certas?
      Veja o que existe de transporte público no aeroporto de Nova Iorque ou qq aeroporto grande pelo mundo afora e compare com S.Paulo, é piada…

  3. Meu Deus dinheiro jogado fora !!!
    E uma grande vergonha a cidade de São paulo nao tem uma conexão agradavel e bonita com o aeroporto
    O trem ou o proprio metro ficaria mas bonita que ridiculo !???

  4. Eu uso semanalmente o Airport Express, e acho um excelente serviço. O que é péssimo é o serviço de ônibus da GRU Airport.

    Eles conseguem fazer o ônibus sair exatamente na hora que o trem pára na estação, e ficam dezenas de passageiros esperando o ônibus. Quando chega, não cabem todos os passageiros e suas malas, então pelo menos mais uma viagem é necessárias. Assim, o tempo entre a estação e o terminal 2, por exemplo, leva 40-45 minutos, mais que o tempo que o Airport Express leva entre a Luz e Guarulhos.

    Eu fico tentando lembrar por quê mesmo que privatizaram o aeroporto de Guarulhos mesmo?

    Isso é o que dá quando não tem concorrência… o cara faz o que quiser e azar o do usuário.

  5. Até agora não entendi esta obra maravilhosa de trem que vai até o aeroporto, sendo que ele não vai até lá, sem contar que o ponto inicial é longe pacas e ainda tem uma baldeação no meio. Só uso o ônibus que vai direto pro Tatuapé, que é mais rápido, barato e prático…

  6. Esta é mais uma das múltiplas gambiarras destes 24 anos de PSDB, depois de inumeráveis obras incompletas, estes governantes são os das infindáveis obras incompletas como a Linha 15-Prata que era para estar concluída em 2014 e até hoje 2019 não chegou até a metade! , e esta insensatez de se colocar a estação a 1,4 km de distância demonstra mais um despreparo e irresponsabilidade. Já estamos em fevereiro de 2019, e nada de túnel ou ponte Santos Guarujá que deveria incluir também espaço para uma linha de VLT – “Veiculo leve sobre trilhos”, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2021 se dependermos destes atuais governantes federais, estaduais e municipais.

    No Brasil não existe uma lei semelhante a das Responsabilidades Fiscais ( mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato, e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais e não as cumpre.

    O resultado disto são as inumeráveis obras incompletas e um infindável festival de compromissos não cumpridos, e os responsáveis imputados.

  7. Isso e PSDB sendo PSDB uma porcaria esse Dorian e um lixo.
    Gente NÃO E POSSÍVEL QUE NÃO TEM UM ENGENHEIRO PRA RESOLVER ESTE PROBLEMA.

  8. Seria muita burrice caso a gestão Dória venha fazer isso. Os ônibus da Gru-Airport funcionam bem mesmo na hora esta saindo um veiculo sempre tem outro atrás, detalhe o circular não demora 20 minutos para atender os três terminais isso em horário de pico. Com o valor pode ser gasto nessa licitação poderia investir na extensão até o Jardim São João uma região que possui mais 200 mil habitantes.

  9. Gambiarra é uma palavra que me parece pouca pra dizer dessa “solução”.
    Incompetência, burrice, desinteligência, entre outras, qualificam melhor essa ameaça de se “resolver” o problema.

Comments are closed.

Previous Post

Prevista para abril, estação Campo Belo será uma das maiores da Linha 5-Lilás

Next Post

Assim como CPTM, Metrô também desiste de música ambiente em trens e estações

Related Posts