Metrô de Belo Horizonte completa dois anos de operação privada
Concessionária Metrô BH ainda deverá implantar uma nova linha e adquirir trens automatizados para o sistema ferroviário mineiro

O Metrô BH, concessionária responsável pelo sistema ferroviário da região metropolitana de Belo Horizonte, completou seu segundo ano à frente das operações do sistema sobre trilhos local.
A empresa soma ao longo dos dois anos uma série de realizações. Dentre os destaques está a reforma de 10 estações: Eldorado, Cidade Industrial, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Santa Efigênia e Vilarinho.
As reformas incluíram adequações em acessibilidade, banheiros acessíveis e totens informativos nas estações. Na parte civil foram realizadas melhorias em sistemas elétricos, hidráulicos, telhados e pisos.
Está em curso na Linha 1 a reforma de outras nove estações que deverão passar por aprimoramentos semelhantes. Uma nova estação será construída no ramal, Novo Eldorado, com previsão de abertura em março de 2026
Melhorias futuras
O Metrô BH realizará ainda investimentos na implantação da nova Linha 2. O novo trecho contará com 10,5 quilômetros de extensão e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem.
Para atender a futura demanda serão adquiridos 24 novos trens da empresa chinesa CRRC. As composições possuirão sistema de controle automático do tipo ATO, permitindo aceleração, frenagem e abertura de portas de forma totalmente autônoma.
A demanda do futuro ramal será de 50 mil passageiros por dia. A previsão de conclusão das atividades é previsto para o ano de 2028.