Moema está prestes a ganhar primeira estação de Metrô

Estação Eucaliptos deve ser entregue no final de fevereiro. Veja imagens que o blog fez em visita nesta semana
Bairro movimentado, Moema deve ganhar sua primeira estação em fevereiro

Foi há pouco mais de 50 anos que o bairro de Moema perdeu seus trilhos. Em 1967, com o Brasil deixando de lado as vias férreas para investir no modal rodoviário, os bondes pararam de circular no bairro com o fim da linha que ligava o centro de São Paulo à região de Santo Amaro. Foram 60 anos em que o serviço funcionou por onde hoje estão a avenida Ibirapuera e Vereador José Diniz, já no bairro de Campo Belo. Agora, possivelmente até o final de fevereiro, Moema voltará a ter trilhos, desta vez subterrâneos e com um potencial de mobilidade nunca visto na região.

A Linha 5-Lilás do Metrô terá duas estações em Moema e a primeira delas, batizada de Eucaliptos (por literalmente cortar a rua do mesmo nome), está prestes a ser concluída. Localizada em frente ao Shopping Ibirapuera, o segundo mais antigo da capital (atrás apenas do Iguatemi da Faria Lima), a estação Eucaliptos passará a receber os trens vindos do Brooklin numa operação assistida possivelmente em horário reduzido das 10h00 às 15h00. Entre março e abril será a vez da estação Moema, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, abrir em conjunto com as paradas AACD-Servidor e Hospital São Paulo – Santa Cruz e Chácara Klabin, que ligarão a linha 5 à outras linhas do Metrô, ficaram para abril.

A volta ao dos trilhos à Moema promete ser um marco divisório para o bairro, hoje infestado de veículos em ruas mal conservadas e que é cercado por vias expressas como a Rubem Berta e Bandeirantes. Mas não será agora que esse cenário mudará afinal a estação Eucaliptos, por enquanto, será uma alternativa apenas para quem vem e vai ao extremo sul. Assim mesmo promete começar a mudar esse panorama ao permitir que o público possa se deslocar por metrô para regiões onde praticamente apenas o automóvel e os ônibus são opção viável (não há ciclovia ligando Moema à Santo Amaro, por exemplo).

O blog visitou no começo da semana a estação Eucaliptos e pôde ver os preparativos finais antes de sua inauguração. Assim como as três estações abertas recentemente em Santo Amaro, a nova parada é formada na superfície pelo conjunto cúpula arredondada e prédio técnico externo além de uma praça com poucas árvores e várias clarabóias circulares. Um acesso secundário no terreno da Aeronáutica exibe um formato retangular menos ousado, mas deve receber um fluxo grande de pessoas do chamado lado dos “índios” de Moema.

Estação contará com duas praças

A escolha de Eucaliptos como próxima estação a ser aberta ao público obedece a uma questão de operação. Como é a estação seguinte à Brooklin (excluindo Campo Belo, a mais atrasada da obra), hoje parada da linha, ela passou à frente de outras duas estações que têm obras mais adiantadas, AACD e Hospital São Paulo. Para que ela seja inaugurada, o Metrô terá de realizar uma operação um tanto complicada não pelo esquema em si, mas pela distância entre as duas estações, de mais de 2 km. Como só há uma área em que os trens podem trocar de via, haverá uma operação de revezamento entre as plataformas de Eucaliptos com um trem seguindo direto de Brooklin para Eucaliptos e o próximo indo para a “contramão” e chegando na plataforma sentido Capão Redondo.

Como estava um pouco mais atrasada que as demais, Eucaliptos virou prioridade do consórcio Via Planova II, que assumiu o acabamento da estação. Durante a visita foi possível constatar que obra civil já está concluída, restando pequenos ajustes como troca de pisos quebrados ou correções apontadas pelos fiscais do Metrô. A maior parte das equipes é de contratadas para instalar os sistemas variados como o do sistema de câmeras, bloqueios, bilheteria e os que permitem a operação dos trens na plataforma.

Assim como Brooklin e AACD, que vocês viram aqui no blog, Eucaliptos também tem a cúpula central por onde os usuários acessarão por escadas o piso das bilheterias e bloqueios, porém em dois lances de escadas em vez de uma como na atual estação terminal da Linha 5. No primeiro piso inferior, além dos bloqueios, há o túnel de ligação com o acesso secundário e também os banheiros públicos. Mas nesse caso, como as plataformas são separadas os banheiros ficaram nas laterais também.

Linha de bloqueios

Após passar pelas catracas, o passageiro encontra logo em frente as escadas para o segundo piso que fica acima da plataforma. Desse piso, que já estava recebendo a limpeza fina já na preparação da entrega, escolhe-se o lado da plataforma. Como o pé direito do piso da plataforma é muito alto nesse projeto, as escadas fixas têm três lances o que deve fazer com que muitos passageiros optem pelas escadas rolantes e elevadores.

Já na plataforma a constatação que o blog já havia adiantado: a estação abrirá sem as portas de plataforma. A Bombardier, responsável pela sua instalação, está bastante atrasada com esse trabalho, que só foi iniciado em Brooklin até onde se sabe. Se não é tão espaçosa quando AACD, Eucaliptos também possui plataformas bastante confortáveis e largas. É possível notar também que a estação já conta com eletricidade própria, fornecida pela subestação Bandeirantes, próxima do local e ponto chave para que a linha possa chegar até Chácara Klabin nos próximos meses.

O acabamento da estação usa pastilhas na cor lilás, mas em quantidade pequena, preferindo exibir o concreto envernizado na maior parte das superfícies. É um visual mais bruto do que o visto na nova estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4, porém, ainda passa uma impressão melhor do que Borba Gato e Alto da Boa Vista, cuja simplicidade incomoda.

Sob pressão

O aspecto da estação no momento é de que mais duas semanas e tudo estará pronto. Um dos trabalhos que pareciam ainda mais crus eram os elevadores, já por outro lado, o sistema de monitores com informações da linha estava funcionando mesmo com a estação fechada.

O gargalo atual para abertura da estação está mais ligado ao sistema de sinalização e controle, o famoso CBTC, a cargo da Bombardier também. Segundo apurou o blog, ela tem o prazo de entregar o trecho em condições de operar até o dia 15 de fevereiro. Ou seja, caso isso ocorra, o Metrô precisará de mais alguns dias para verificar seu tudo está funcionado, levar os funcionários para receberem treinamento no local e marcar a inauguração.

Apesar da pressão em cima da Bombardier, que tem feito testes aos domingos na linha para fazer o CBTC funcionar de forma confiável, é possível crer que a estação abrirá nas próximas semanas, colocando Moema no mapa do Metrô de São Paulo finalmente.

Veja também: Primeiro trem da linha 5-Lilás chega à estação Santa Cruz

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16 comments
  1. Ricardo, as estações Eucaliptos, Moema, AACD Servidor, Hospital SP, Santa Cruz e Chácara Klabin. será que ficam prontas para todos utilizarem até em abril sem operação assistida?

    1. Nem sonhando, Kévin, infelizmente. Eu apostaria que abrirão Eucaliptos no fim deste mês, Moema, AACD e Servidor em março por conta da eleição. Santa Cruz e Chácara abrirão entre abril e maio, mas em horário restrito e possivelmente sem baldeação. Quem sabe em junho ou julho comece a valer todo o trecho, com exceção de Campo Belo. O alívio só virá mesmo no segundo semestre, acredito.

      1. Eu acredito que a estação chácara klabin não abra nem em abril nem em maio. Moro ao lado da estação e estive de férias no período de 15/01 a 06/02. No meu retorno não vi nenhum progresso. Alias, o andamento da obra está lento desde setembro, sem grandes progressos.

        Pelo que sei através de amigos que trabalham na obra o sistema é o grande problema. O cronograma simplesmente não bate com o fornecido pelo governo.

      2. Prezado Ricardo, minha impressao eh que a estaçao Moema tem pelo menos mais 60 dias de obras pela frente ?? e no caso de Sta Cruz e Klabin tem mais 90 dias ?

        Abcs, Edmundo

  2. Em breve vai ser possível ir da região do Capão Redondo até lugares como a Praça da Sé, Terminal Rodoviário do Tietê e Avenida Paulista apenas de metrô (quando a linha 5 finalmente se intregar com as linhas 1 e 2). Vai ser ótimo! Muita gente aqui na região do Capão precisa ir pro terminal do Tietê fazer uma viagem, por exemplo, e a integração com a linha 1 vai ajudar muito nisso.

  3. O problema é a estação Moema mesmo, está muito mas muito atrasada, seria interessante pular ela e seguir para as demais como AACD e Hopstital SP.

  4. Os corredores de ônibus funcionam impecavelmente em Moema. Só não usa quem não quer. Essa história que é preciso metrô para as pessoas deixarem o carro; ou é uma grande balela, e/ou reflete uma grande preguiça de se conhecer o sistema de ônibus por parte da maioria.

  5. Ricardo, mais um excelente artigo!
    O legal que além de informar você sempre procura dar um prisma diferente em seu texto e com isso ele fica muito mais completo e interessante! Essa história sobre os antigos bondes que circulavam em Moema é muito interessante! Realmente, não fazia ideia disto!

  6. Sobre o concreto aparente, acho justo para uma linha que será prontamente entregue à concessionária. Inclusive, acho que a Linha 4 teve muita intervenção visual sem necessidade por parte do Governo. Nem vou entrar na discussão de “concessão x estatal” mas penso eu que, se a obra está sendo paga pelo Governo e logo será concedida, nada mais justo que o Governo realizar apenas o bruto (em relação ao acabamento) e a concessionária arcar com os gastos de melhorias que lhe melhor convir.

  7. “ hoje infestado de veículos em ruas mal conservadas e que é cercado por vias expressas como a Rubem Berta e Bandeirantes “ quem lê essa parte do texto pensa que moema é uma periferia… amigo, moema é esta entre os 5 bairros com maior valor de metro quadrado, é o bairro com maior IDH da cidade e é um bairro plano onde os moradores andam apé o dia inteiro! Completamente fora da realidade essa passagem do texto.
    Estou ainda procurando as vias mal conservadas e o trânsito dentro do bairro de Moema.

    1. Caro Henrique, se você chama esse asfalto de bem conservado então temos uma visão diferente de qualidade. Quanto ao andar a pé, volto a discordar. Quem vê a fila de carros na Tok&Stok, Alô Bebê, os inúmeros valets e estacionamentos sem falar no Shopping Ibirapuera (em que os pedestres têm de desviar de carros para chegar até sua porta) talvez não saiba disso que você afirma. Não entendi a sua preocupação em ressaltar a qualidade do bairro se o texto não está desmerecendo nada e sim considerando que pela sua importância, Moema merece ter um transporte de qualidade. Será positivo não só para quem usar metrô, mas também para conservar as ruas do bairro e ver mais gente andando a pé, como você diz. Abraços.

      Rua Aratãs

  8. Simplicidade não é um problema. O trem tem que funcionar. Mármore ou coisas bonitas não levam você a lugar nenhum… Prioridade é o transporte e não o luxo…

  9. ow cara… aquele bloco de texto na direita ele ta flutuando por cima do rodapé do site quando vc rola até la… acho que ta errado, no mais, o teu site é ótimo e tu capricha bastante no texto e nos vídeos, estou impressionado! (primeira visita), flw

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