ViaQuatro inova com informação sobre lotação dos trens da Linha 4

Passageiro poderá antecipar qual vagão do próximo trem está mais vazio para embarcar

Monitor da ViaQuatro: além de cronômetro, agora informa qual vagão é o mais vazio

Depois de introduzir a contagem regressiva para a chegada do próximo trem à estação, agora a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela, inovou: desde esta segunda-feira (19), o painel da plataforma de embarque não só traz o tempo para o próximo trem chegar como informa como está a lotação de cada um dos seis vagões.

Com um gráfico de seis barras para cada vagão, o sistema mostra a lotação de cada um deles: até duas barrinhas permanece na cor verde, que significa um vagão tranquilo. Se atinge entre três e quatro barras, a luz amarela passa a vigorar, demonstrando que o espaço está mais restrito, porém, acessível. Já ao atingir entre cinco e seis barras (vermelho) o vagão está bastante lotado.

Além de prover mais conforto e previsibilidade aos passageiros, o painel também deve evitar o atraso na partida dos trens por conta dos episódios em que as portas ficam presas, apurou o blog.

O sistema funciona baseado nos amortecedores dos vagões. Quando há uma pressão maior sobre eles é preciso compensar para equilibrar a composição: Convertendo esse nível de pressão em quilos conseguimos medir o ‘peso’ de cada vagão e assim mensurar sua lotação.

A Linha 4 é, por enquanto, a única linha do sistema paulista de trens e metrô a ser operada pela iniciativa privada, algo que deve ser ampliado nos próximos anos. “Adotamos o emprego da tecnologia e inovação para tornar a nossa prestação de serviço cada vez melhor e mais eficiente, garantindo um transporte público de qualidade e conforto”,afirmou o  presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

Para que os passageiros entendam o serviço, a ViaQuatro distribuirá folhetos e divulgará a novidade em cartazes e paineis nas sete estações da linha.

Para orientar e explicar o funcionamento do sistema, ViaQuatro distribuirá panfletos como esse

This website uses cookies.