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Após cortar escopo de contrato, Metrô lança licitação para acabamento na Linha 2-Verde

Nova contratante será responsável por finalizar a estação Anália Franco e dois poços de ventilação, que deveriam ter sido realizados pela Mendes Junior e Powertech

Estação Anália Franco
Estação Anália Franco (iTechdrones)

Dias após retirar obrigações do contrato com o Consórcio Construtor Metrô – Linha 2- Verde – Lote 4, o Metrô de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 26, uma nova licitação para realizar o acabamento da futura estação Anália Franco, da expansão da Linha 2-Verde até Penha.

A futura contratada terá também a tarefa de finalizar os poços de ventilação Coxim e Capitão, que faziam parte do contrato original e foram suprimidos após a assinatura do aditivo de número 9 na semana passada. A sessão pública da nova licitação está marcada para o dia 03 de julho.

Como o MetrôCPTM revelou, a mudança no contrato com o consórcio, formado pela Mendes Junior e a Powerchina, elevou o custo do lote em R$ 41,7 milhões, chegando a um valor total de R$ 629 milhões.

O contrato do lote 4 foi assinado em 2014 por um preço total de R$ 510 milhões, portanto, um acréscimo de 23%, próximo do limite legal (25%). Vale lembrar que por ser um acordo muito antigo, os valores dos serviços sofreram com a inflação no período.

Tatuzão Cora Coralina chega ao Poço Capitão (CMSP)

Mais estouros de orçamento?

Entende-se que, ao retirar parte do escopo original, o Metrô evita estourar o orçamento do contrato, mas acaba absorvendo o aumento no preço da obra ao ter de relicitar o serviço.

Com a expansão da Linha 2-Verde mais perto da previsão de entrega, a situação poderá ocorrer com outro contratos, embora o Lote 4 seja o que mais teve reajustes até agora.

A extensão do ramal até Guarulhos foi licitação em 2013, dividida em oito lotes. Alguns deles, que envolvem o trecho Penha-Dutra, estavam pausados até pouco tempo atrás e foram retomados recentemente.

A extensão da Linha 2-Verde
A extensão da Linha 2-Verde até Penha, com a estação Fernão Dias ainda com seu nome antigo (CMSP)

A primeira etapa de expansão deve ser entregue em 2027 com quatro estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa. A segunda fase, por sua vez, tem previsão de entrega no final de 2028 e contempla as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

A terceira e última fase, com as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, deve ficar pronto no início da década de 2030.

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