Linha 1 Linha 10 Linha 11 Linha 12 Linha 13 Linha 15 Linha 3 Linha 4 Linha 5 Linha 6 Linha 7 Linha 8 Linha 9

Veja o mapa de estações do Metrô e CPTM

Rede metroferroviária de São Paulo compreende cerca de 367 km de trilhos em 13 linhas
Mapa do Metrô e CPTM em novembro de 2018 (STM)

Veja aqui o mapa de estações do Metrô e CPTM em 2018. Rede metroferroviária paulista é a maior do país, com cerca de 367 km de extensão, 13 linhas e 176 estações.

O Metrô opera seis linhas, com 83 estações, 96 km de extensão, e transporta cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia (inclui dados da ViaQuatro e ViaMobilidade).

A CPTM opera sete linhas, com 94 estações, 271 km de extensão, atende a 23 municípios (20 municípios da RMSP, além de mais três municípios a noroeste). Das 95 estações, nove são integradas com o metrô e sete interligam as próprias linhas do trem metropolitano.

Atualizado em 04/11/2018.

Mapa do Metrô e CPTM – novembro de 2018 – Clique para ampliar

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

19 Comentários

Click here to post a comment
  • Bom dia!
    Gostaria de saber porquê que o ar dos trens da linha vermelha praticamente não funciona, principalmente de manhã. Sempre vejo pessoas passando mal, hoje mesmo eu também passei muito mal com o calor! Isso quando o ar está ligado, às vezes, tão exageradamente gelado. E a temperatura do ar dos trens da linha amarela é bem agradável ???

    • pq a linha 4 é privatizada, e quem controla ela é a viaquatro, que nao tem nd a ver com a linha vermelha,quem é controlada por uma estatal…Metro

      • Obs: O conjunto de linhas (1,2,3 e 15) não são controlados efetivamente por uma estatal. A Companhia do Metropolitano de São Paulo ou Metrô como é chamada é uma sociedade de economia mista em que há participação em ações do Governo do Estado e da Prefeitura do Município de São Paulo em conjunto a uma série de empresas como Alstom, Siemens dentre outras. Eu trabalhei no Metrô por 1 ano e 7 meses e o regime trabalhista de lá( por essa sociedade) é CLT como qualquer empresa privada. A única diferença evidente é a contratação mediante concurso público ,que por sinal não garante tanta estabilidade(por conta da CLT).

    • Seria o mesmo que comparar um Fusca 1974 com um Gol 2015 nessa sua reclamação, agora tente instalar equipamento de refrigeração no Fusca do exemplo, nesse caso, muitas vezes seria mais conveniente abrir o quebra vento.

    • Infelizmente, por melhor que um ar condicionado de composições como essas funcionem, isto não é e, infelizmente não será um problema a ser resolvido em curto prazo, devido a grande dependência das pessoas viventes na Zona Leste neste meio, pela falta de alternativas tão boas quanto, seja para a ida ao trabalho ou escolas. Resumo: só haverá evolução quando os meios de mobilidade urbana em SP se diversificarem(ciclovias, novas linhas de metrô, evolução na qualidade dos ônibus e maior frequência).
      Obs: Resido na Zona Leste e já trabalhei no Metrô e, consequentemente trabalhei na Estação Sé (a mais movimentada) e sei como é o horário de pico(já acudi diversas pessoas que passaram mal por conta desta superlotação)

    • E, muitas das vezes, dependendo do clima (temperatura) os operadores( no Metrô conhecidos como OTM II) não tornam a ligar o ar condicionado e quando ligam também não adianta. A superlotação em termos não ajuda. Sei que é complicado mesmo.

  • Por favor informem aonde esconderam a legenda explicativa dos símbolos que aparecem no mapa acima. Grato, Axel.

  • Vergonhoso, metro foi inaugurado em 1974 e tem apenas 78 km de extensão, o metro de nova Déli na Índia foi inaugurado em 2002 e tem mais de 190 km de extensão, sem contra muitos outros.

  • Por favor vcs da cptm, não aguento mais tanto trem velho na linha 12 safira, pagar passagem cara para andar naqueles Pau velho é muito desaforo, até tem trem novo, mas tem muita tranqueira circulando, sem contar que aquela encrenca pula muito, tomara que aqueles lixos quebrem e não tenha concerto, talvez só assim vão colocar mais trem novos

  • ola todo dia o metro esta com problema oq acontece 6 meses usando metro e nunca cheguei no horario certo no trabalho saio se casa com tempo livre de meia horas mas sempre o metro da pau jesus aumenta tudo ea qualidade sempre diminui até quando autoridade

  • Xangai tem 340 estações, 10 linhas e 600 km de extensão de metroviária e cerca de mais de 6 milhões de passageiros dia

    Beijing tem 500 km de extensão metroviária sem considerar o trem bala

    Essas operações são as mais novas do mundo iniciadas em 1993 e 2007

    Pra quem adora zombar e falar mal de chineses (a maioria dos brasileiros) estamos muito atrasados e na zona da vergonha; essas empresas e esse governo se quer consegue chegar ao nível da eficiência; já os chineses são eficazes quando se trata de sua mobilidade urbana. Sem falar que nada no Brasil sai abaixo dos bilhões de reais. Lixo de país

  • Inegável que a CPTM teve alguma melhora em termos de organização desde que eu pegava o trem de S. André para a Luz em 1994. Mas era muito melhor quando podíamos passar pelo centro e ir até a Barra Funda no mesmo trem. Agora tem 2 ou 3 baldeações pra fazer o mesmo trajeto. O governo Alckmin cagou pra população do ABC.

  • Fernando, com a integração da Linha 5 com as Linhas 1 e 2, o Metrô vai superar a marca dos 5 milhões de passageiros transportados?

  • Ricardo, como sempre otimos textos e claros ! Porem voce fala em 94 estaçoes da CPTM e depois fala em 95 ?? afinal sao 94 ou 95 ?? Soma de 94 mais 83 da 177 e nao 176 no total , entao tem coisa errada ai tb

    Aqui um pedido, voce fez um slide em janeiro das possiveis inauguraçoes de estaçoes novas para 2018 e ficou otimo !! Voce poderia fazer um novo slide do que efetivamente foi inaugurado ?? e talvez um segundo para ano 2019 ??

    Muito obrigado, Edmundo

Posts mais compartilhados

Veja em AUTOO

AUTOO