alckmin-linha18

O ex-governador Geraldo Alckmin durante anúncio da Linha 18: pronta em 2018 (GESP)

1 comment
  1. Inicialmente entendo que se utilizar o termo “Ligação por Monotrilho” da pretensa Linha 18-Bronze estava incorreto, pois isto significaria um direcionamento para este tipo de solução, que até poderia ser chamado de “Aero movel” ou “People Mover”, conforme apresentação do Skyshuttle da BYD que se assemelha ao monotrilho, porém com as rodas pneumáticas guias viradas para fora, ao contrário do sistema da Linha 15-Prata Bombardier, este sim um verdadeiro monotrilho, ou de VLT-Veiculo Leve sobre trilhos elevado, pois utiliza rodeiros iguais sobre trilhos da aço além de chaveamento de mudança de vias mais simples, tratando-se de um trem que oscila menos ao trafegar que um “Monotrilho” ou “People Mover”, iguais as linhas de trens e Metrôs.
    Por estas ponderações entendo que a opção de se utilizar um sistema que se assemelha ao utilizado pela Linha 10-Turquesa, a única do sistema que possui três linhas em bitola de 1,6m que hoje está subutilizada, que poderá ter terminações em topo ou lateral na estação de transição com transbordo em linha nesta estação, além de se utilizar materiais já padronizados na CPTM / Metrô, sem dar exclusividade a um único fornecedor, algo que só quem trabalha em engenharia e com custos em suprimentos, facilidades de manutenção, economicidade e prazos sabe como isto é importante.
    Caso esta parceria seja aceita, provavelmente utilizaram do mesmo protótipo BYD da linha 17-Ouro, que foi reduzida e mutilada nos seus extremos.
    Esta declaração do Alkmin é mais uma constatação que a politicagem está acima das decisões técnicas sensatas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.