Mais estações fariam TIC Sorocaba perder atratividade, explica governo
Na primeira audiência pública sobre o trem regional, políticos pediram por estações em Alumínio, Mairinque e até Araçariguama

A primeira de três audiências públicas do Trem Intercidades Eixo Oeste marcadas para esta semana foi realizada nesta segunda-feira, 26, em Sorocaba, cidade destino final do trem regional.
O evento teve uma longa duração graças à participação de vários vereadores de municípios da região onde a nova ferrovia irá passar e até mesmo de pessoas de cidades fora desse eixo.
Além de dúvidas e pedidos sobre as características do serviço e mesmo participantes protestando contra pedágios, o grosso das manifestações ficou a cargo de políticos que pleiteram mais estações no trajeto do trem regional.
Como se sabe, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) propõe um traçado com seis estações, as terminais Sorocaba e Água Branca e quatro intermediárias que serão atendidas pelo serviço parador, sendo elas Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba, as duas últimas ligadas à Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade.

Para os vereadores, no entanto, paradas em Alumínio e Mairinque seriam essenciais e houve até quem defendesse a inclusão de Araçariguama, município que fica distante de onde o trem passará.
Pedido por trem-bala
Representando o governo, o diretor de assuntos corporativos da Companhia Paulista de Parcerias, Augusto Almudin, agradeceu as sugestões, mas afirmou que inserir mais estações no TIC Eixo Oeste faria o trem perder sua atratividade.
Com o serviço expresso, o passageiro levará cerca de 57 minutos entre Sorocaba e São Paulo, praticamente metade do tempo da viagem com ônibus, sem considerar o trânsito.
O serviço parador não teve o tempo de trajeto citado, mas deve chegar a cerca de 70 minutos, dependendo do tempo de parada em cada estação intermediária.

Segundo Almudin, mais estações fariam a viagem demorar mais, reduzindo a vantagem perante o automóvel e consequentemente a demanda, calculada em 46 mil passageiros diários por volta de 2040.
O diretor da CPP respondeu ainda a uma sugestão de um presente que pediu por um “trem-bala” no trecho para realizar viagens em “20 minutos”. A hipótese, segundo o executivo, é inviável financeiramente já que exigiria dezenas de bilhões de reais para sair do papel e não conseguiria gerar receita para cobrir esse custo.
A próxima audiência pública do TIC para Sorocaba ocorrerá na quarta-feira, 28, em São Roque.
Eu também quero uma estação do TIC Sorocaba aqui no Alto da Lapa em SP-Capital. Não gosto de ter que ir até Água Branca . Se virem.
Bem que poderia haver também trens de passageiros entre Mairinque e Campinas com estações em Itu e Salto de Itu e a linha 8 ser expandida até Mairinque com estação em São Roque.
Das estações em outras cidades: sou a favor de estações paradoras extras pois assim como em qualquer ferrovia, é possível fazer passagens extras de trens conforme horários. Não a toa existe tabela horária. O ponto é que dado o projeto, Alumínio e Mairinque deveriam constar. Araçariguama é um caso à parte. Se houvesse (que eu vagamente me lembre havia) um projeto para a linha seguir via Castelo Branco, tudo bem. Ou a criação de um trem variante que pudesse por exemplo ligar São Roque à Cajamar (via Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba). Mas aí é outra história.
Do trem bala: se a galera votasse certo, aposto que a China bancaria uma aposta de trem bala pelo interior de São Paulo.
Esqueci: uma coisa que sinto ignorada nos reportes do TIC Sorocaba é integração de transporte. Tipo, falta falar sobre por exemplo a possibilidade de instalar terminais urbanos próximos de estações, de ligações rodoviárias complementares, integração tarifária. Isso ajudaria a evitar que peçam uma estação fora do projeto original. Todo o projeto deveria complementar também estas informações, pois ficaria mais claro ao cidadão se a cidade próxima teria vantagem com a estação em uma outra cidade. São Roque atenderia Araçariguama, Ibiúna, Piedade e outras. Mairinque e Alumínio atenderiam parte de Itu.
Dado também que a Castelo tem criado “polos logísticos”, analisar uma ligação rodoviária (ônibus) para alimentar as áreas seria interessante. A criação da 247 ex2 (Jandira – Santana de Parnaíba/Cururuquara) mostra isso.