A menos de 40 dias da eleição, CPTM corre para entregar estação Varginha

Nova estação da Linha 9-Esmeralda está avançando rapidamente após ficar abandonada por vários meses. Governo Garcia promete entrega ainda em 2022
Estação Varginha (iTechdrones)

A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é simbólica: trata-se da única expansão prevista na malha metroferroviária em 2022. Após entregar as estações João Dias, Vila Sônia e Jardim Colonial no ano passado, o atual administração, iniciada por João Doria e desde abril nas mãos de Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, tem apenas essa obra em condições de ser inaugurada ainda neste ano, marcado pelas eleições gerais no dia 2 de outubro.

A menos de 40 dias do 1º turno, a CPTM, responsável por implantar Varginha, corre contra o relógio para finalizar o mínimo necessário para que um trem da ViaMobilidade possa chegar ao local. O presidente da companhia, Pedro Moro, postou nesta quarta-feira algumas imagens dos funcionários da empresa Engibrás instalando pisos nas plataformas e mezanino, concretando áreas como a bilheteria e instalando esquadrias nas salas operacionais.

A construtora também tem sido veloz em implantar as vias desde a estação Mendes-Vila Natal, a fim de permitir que Varginha possa se conectar ao restante do ramal.

O panorama geral, no entanto, ainda é o de uma obra longe do seu fim. Na imagem que abre esse artigo, feita pelo drone do canal iTechdrones há duas semanas, o que se vê são estruturas cruas, muita lama e terra e tarefas por fazer.

O ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, chegou a prever que a nova estação será entregue em outubro, mês estratégico para as pretensões do governador Rodrigo Garcia, que tenta a reeleição, mas amarga a 3ª colocação nas pesquisas de opinião, atrás de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pelo ritmo acelerado imposto ao projeto, a hipótese de uma inauguração nos moldes de Mendes-Vila Natal até dezembro é possível. Ou seja, com um trem fazendo viagens lentas em modo manual entre Varginha e Mendes, onde os passageiros terão de trocar de composição para seguir viagem.

A CPTM já confirmou que a estação Varginha permanecerá um ano em “operação assistida”, até mais tempo do que Mendes-Vila Natal (11 meses). O prazo é necessário para os trabalhos deixados para depois sejam finalizado e assim ocorra a real inauguração em 2023.

Contrato do terminal de ônibus assinado

Outro projeto associado ao empreendimento, o terminal de ônibus vizinho à estação, teve o contrato assinado pela CPTM com a Paulitec Construções na segunda-feira, 22. Com valor de R$ 88,2 milhões, ele prevê a construção da área em dois anos, o que jogará a obra para 2024. O custo do projeto será dividido pelo governo do estado e pela prefeitura de São Paulo.

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8 comments
  1. Só se acontecer um milagre pelo andar da obras estão devagar devagarinho mais uma promessa furadas pra iludir a população do extremo sul que tanto sofre com os transporte

  2. For pra ficar igual Mendes-Vila Natal melhor não inaugurar. Deixar o povo andar por cima de obra é uma falta de respeito enorme.

  3. Espero q entreguem Logo essa estação…
    não vejo a hora de ir conferir de perto!
    Bela matéria, Abraços!

  4. Essa cambada teve 10 anos para entregar meio metro de linha de trem e não teve competência e agora quer acelerar, por favor. Desta vez o PSDB pagará caro . Tenho nojo dessa raça de político. Se pudesse mandava tudo pra lutar lá na Ucrânia na linha de frente.

  5. Faltando cerca de 4 meses para o prazo estipulado e ainda estão trabalhando em parte estrutural. Sem chance.

  6. Tarcísio? Aquele mesmo q não liberou a verba para esta obra e demais em sp por picuinha do doria com o Bolsonaro? Aquele q prometeu o ferroanel e fez um acordo mequetrefe q a mrs ainda vai compartilhar linha com a CPTM justamente no trecho mais movimentado da companhia?

  7. É como eu disse no outro post, tão fazendo obra praticamente no fim do enterro, já basta a sacanagem da linha 18 ter sido cancelada, e tem tonto por aí querendo dar mais 4 anos pra esse lixo de PSDB que em 28 anos mais de 800 obras paradas é muita incompetência misturada com irresponsabilidade cadê o Bolsadoria com o tal trem intercidades que nada mais é que um projeto mirabolante um fura fila sobre trilhos igual o projeto papo furado da Pitta, pior governador de São Paulo não tem nem comparação com o ex Governador Geraldo Alckmin que fez bem mais coisa que este engomadinho comedor de caviar e querem colocar agora um professor Pardal todo perdido, chega de tucanicies!!!!

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