Aeromóvel de Guarulhos já está na fase de testes de comissionamento

Bateria de ensaios realizadas nos trens, vias, sistemas e estações prepara o People Mover para a operação com passageiros. Previsão de entrega é estimada para o final de 2024

Comissionamento de Trens (Marcus Coester)
Comissionamento de Trens (Marcus Coester)

O processo de testes de comissionamento do sistema Aeromóvel no Aeroporto de Guarulhos está em execução. As equipes do consórcio AeroGru atuam em diversas frentes para liberar o novo modal de transporte.

As informações foram divulgadas no perfil de Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil. Os trabalhos estão sendo executados em quatro frentes principais: trens, estações, sistemas e via permanente. Todo o conjunto atuará de forma harmônica para proporcionar um deslocamento confortável aos passageiros.

No que se refere aos trens, duas das três composições já chegaram a Guarulhos. Os trens, quando não estão em movimento, ficam armazenados em um abrigo para inspeção e manutenção.

Nas imagens é possível ver, inclusive, a “vela” que ficará sob a via que atuará como sistema passivo de propulsão. Cabe lembrar que o Aeromóvel se desloca com a força da pressão de ar dentro dos dutos sob a via permanente.

Outros sistemas estão em processo de comissionamento. As saídas de emergência do trem foram instaladas nas extremidades de cada composição, dando acesso direto a via.

No que se refere às estações, é possível constatar avanços importantes nas estações CPTM, Terminal 1 e Terminal 3. Todas elas já contam com portas de plataforma.

Além do sistema de proteção das portas, as estações estão recebendo ainda o acabamento final e um sistema de informações digital através de telas, que poderão fornecer dados importantes aos passageiros.

No que se refere aos sistemas, a principal fornecedora de equipamentos de controle e automação é a Siemens. O Aeromóvel deverá ter um sistema de sinalização que permitirá o controle dos trens de forma autônoma, ou seja, sem condutor.

Outro sistema importante é o de propulsão estacionária. Como o próprio nome diz, o sistema de tração ficará fixo em pontos chave da linha onde grandes ventiladores serão responsáveis pelo aumento da pressão de ar, que movimenta os trens.

O controle adequado deste sistema permitirá a definição das velocidades e frenagens que, possivelmente, será controlado pelo sistema de sinalização.

Ainda ocorre o comissionamento das vias e a inspeção de todo o projeto. As vias do Aeromóvel possuem sob a estrutura de concreto um túnel selado por onde passa o ar e a “vela” do Aeromóvel.

O sistema ainda conta com uma área de manobra (by-pass) onde os trens poderão efetuar cruzamentos. Para isso foi necessário a implantação de um AMV especial totalmente personalizado para o Aeromóvel.

Este AMV possui mais partes móveis, pois ele permitirá a passagem da vela de propulsão. Este é um diferencial importante das vias do Aeromóvel.

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O sistema de transporte entre a estação da CPTM e os terminais do aeroporto deverão ter 2,7 km de extensão e farão viagens com intervalo de 6 minutos. A previsão é de que o Aeromóvel entre em operação até o final de 2024.

 

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rebU
rebU
9 meses atrás

Alguém poderia explicar para leigos o que significa na prática esse tal “comissionamento”?

Luis Siqueira
Luis Siqueira
9 meses atrás
Responder para  rebU

São testes para certificar que os sistemas são seguros e funcionam de acordo com projeto

Luis Siqueira
Luis Siqueira
9 meses atrás

Não entendi como funciona os AMVs nesse sistema, como pode a vela passar por debaixo do trilho?

rebU
rebU
9 meses atrás
Responder para  Luis Siqueira

Retribuindo sua atenção dada a minha mensagem.
O AMV do Aeromovel funciona parecido com o AMV das ferrovias comuns.
A principal diferença é que os trilhos que cruzam as fendas da haste da vela estão seccionados nessas áreas e esses segmentos se movem junto com as extremidades para dar passagem à haste durante a mudança de via.
Não consigo deixar uma imagem por aqui, mas posso lhe indicar esse link, procure pela página 28:

https://www.institutodeengenharia.org.br/site/wp-content/uploads/2019/07/10h30-11h30-Tecnologia-Opera%C3%A7%C3%A3o-e-Manuten%C3%A7%C3%A3o.pdf