Alstom atingiu marca de 5 mil carros ferroviários fabricados no Brasil
Primeiros trens foram produzidos pela antiga Mafersa para empresas como Metrô e RFFSA. Atualmente a Alstom é líder em encomendas de trens para o Brasil e exterior
A Alstom, uma das maiores fabricantes de trens do mundo, atingiu uma importante marca com a produção de 5.000 caixas de trens no Brasil. A empresa hoje é uma grande exportadora de composições ferroviárias em aço inoxidável.
A história da Alstom no Brasil é antiga. Ela assumiu um legado de sucesso de uma empresa bastante conhecida, a Material Ferroviário S.A, também conhecida por Mafersa.
A Mafersa teve diversas fases importantes. A empresa foi fundada em 1944 e tinha ampla atuação no setor ferroviário de passageiros e cargas. No final da década de 60 a empresa foi estatizada.
Nesse período surgiram os principais trens que marcaram época em São Paulo. A Frota A, pioneira do Metrô de São Paulo, as composições das Série 1400 e 1600 da CPTM, além de carros de passageiros de aço inoxidável produzidos sob licença americana da The Budd Company.

Em uma segunda fase a empresa produziu composições da Frota D do Metrô de São Paulo e da Série 1700 da CPTM. Na década de 90 a empresa foi privatizada, sendo adquirida pela Alstom em 1997.
Para São Paulo a Alstom forneceu diversas composições ferroviárias. Destacam-se a Frota E, F e G do Metrô de São Paulo, as Série 2070 e 9000 da CPTM, a Série 8900 da ViaMobilidade e a Série 600 da LinhaUni.

A planta original da Mafersa/Alstom ficava na Lapa. A empresa fechou a sede pioneira e se instalou em Taubaté, no interior de São Paulo, local que conta com mais espaço e melhor logística para transporte.
A Alstom já exportou trens para todos os continentes, desde comboios metroviários, urbanos e VLTs. A fábrica de Taubaté sofreu uma grande ampliação com vistas a atender futuros projetos e encomendas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O marco de 5000 caixas fabricadas mostra a importância histórica da indústria ferroviária nacional que ganhou novos ares com a chegada da Alstom exportando o estado da arte dos trens “Made in Brazil”.
