Após parada de dois meses, tatuzão sul da Linha 6-Laranja retoma escavações

Tuneladora voltou a abrir túneis a partir da estação Água Branca com destino a SESC-Pompeia, de acordo com registros de vídeos
Estação SESC-Pompéia, próxima parada do tatuzão (iTechdrones)

A Tuneladora Sul, máquina responsável por escavar a maior parte dos túneis da Linha 6-Laranja, voltou ao trabalho após quase dois meses parada na estação Água Branca.

A confirmação foi feita pelos canais Linha 6 Laranja e iTechdrones dias atrás. A informação que circula é que o tatuzão teria retomado a montagem das aduelas no começo da semana passada, o que significaria uma longa parada de 56 dias.

É normal que esses equipamentos façam pausas de tempos em tempos para realizar manutenção durante o período em que estão numa área fora dos túneis. No entanto, a Acciona, responsável pela sua operação, demorou mais do que o usual para recolocar o TBM (Tunnel Bore Machine) para funcionar novamente. A empresa nega que houve algum tipo de ‘conserto’ na máquina, apesar de relatos de funcionários.

Agora, a tuneladora chinesa seguirá em direção à SESC-Pompeia, estação que está sendo construída em método VCA invertido. No caminho, o tatuzão cruzará por baixo das linhas 7 e 8, atingirá o VSE Faustolo e passará próximo a um empreendimento residencial na Rua Venâncio Aires, cujas fundações foram motivo de uma ação judicial.

Edifício residencial no caminho do tatuzão da Linha 6-Laranja (iTechdrones)

A Acciona temia que houvesse algum tipo de interferência na construção dos túneis. Não está claro se houve algum acordo já que a responsável pelo edifício segue trabalhando no local.

O trajeto até SESC-Pompeia tem cerca de 740 metros, numa medição aproximada. Se avançar em média 12 metros por dia, esse percurso levará cerca de dois meses para ser concluído, o que nos levaria ao começo de junho.

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A Linha 6-Laranja terá 15,3 km e 15 estações quando for concluída, por volta do final de 2025. A LinhaUni será responsável pela sua operação e já manifestou a intenção de ampliar o ramal, segundo o governo do estado.

Trajeto estimado do Tatuzão Sul da Linha 6 (clique para ampliar)

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5 comments
  1. Fiz as contas 15.2 km tatuzao 12m por dia logo 3anos para perfurar toda linha mais trinho parte eletrica etc
    esta linha vai ser concluida por volta de 2030 façam
    as contas

    1. As obras dos trilhos, rede e parte elétrica ocorrem logo após a conclusão das escavações, não demora tudo isso não.

    2. Cara tem 2 tatuzoes e uma pequena parte já foi escavada, além de ter várias frentes de trabalho ao mesmo tempo

    3. 12 metros por dia seria esse tatuzão amigo, e ele terá uma distância total entre 9 e 10 km mais ou menos, o outro não entrou nessa conta e percorrerá pouco mais de 5 km. Será entregue em menor tempo, só não no prazo que eles estimam aparentemente.

  2. Concordo com vc Márcio. As previsões dos empreendimentos de infraestrutura só servem para estimular a valorização das “ações” das empresas envolvidas. Basta ver o retrospecto das diversas obras de infraestrutura governamentais anteriores pra ver que o “modus operandis” é o mesmo. Mesmo c/ tecnologia, equipamentos de 1° mundo e mão de obra qualificada, os “prazos” ñ são cumpridos.

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