Capão Redondo é a estação mais cheia da Linha 5-Lilás. Veja ranking

Linha é operada pela concessionária Via Mobilidade e recebe quase 600 mil passageiros por dia

Trem da Linha 5-Lilás
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

Inaugurada em 2002 e atualmente operada pela ViaMobilidade, a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo representa um importante eixo de mobilidade urbana na capital paulista.

Com uma extensão que liga o extremo sul, partindo de Capão Redondo, até a estação Chácara Klabin, na Zona Sul, a linha conta com 17 estações, distribuídas ao longo de cerca de 20 quilômetros.

Esta linha, que recebe quase 600 mil pessoas por dia, é estratégica não só pela sua abrangência territorial, mas também por suas diversas conexões intermodais com outras linhas da cidade.

Ao longo de seu trajeto, a Linha 5-Lilás permite conexões com três outras importantes linhas do sistema metroviário de São Paulo. No seu terminal norte, na estação Chácara Klabin, é possível acessar a Linha 2-Verde, que percorre a cidade até a Zona Leste.

Estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
Estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

Além disso, a interligação com a Linha 1-Azul ocorre na estação Santa Cruz, um dos hubs mais movimentados da cidade, facilitando o acesso a regiões como a Avenida Paulista e a Zona Norte.

Outro ponto de conexão relevante é a estação Santo Amaro, que permite a integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, ampliando o acesso a zonas industriais e áreas residenciais da Região Metropolitana.

Confira o ranking das estações mais movimentadas da Linha 5-Lilás

  1. Capão Redondo – 96.590
  2. Santo Amaro* – 93.510
  3. Chácara Klabin* – 90.060
  4. Santa Cruz* – 66.020
  5. Campo Limpo – 37.600
  6. Largo Treze – 34.660
  7. Giovanni Gronchi – 23.870
  8. Moema – 20.600
  9. Eucaliptos – 18.180
  10. Brooklin – 17.760
  11. Vila das Belezas – 14.930
  12. Campo Belo – 13.410
  13. Adolfo Pinheiro – 13.290
  14. Borba Gato – 12.250
  15. AACD – Servidor – 12.060
  16. Hospital São Paulo – 11.350
  17. Alto da Boa Vista – 5.890

TOTAL: 582.040 passageiros

Obs: demanda de passageiros por estação – média dias úteis referente ao mês de setembro de 2024).
* O total da estação Santo Amaro corresponde à soma de passageiros que embarcam na Linha 5 – Lilás com as transferências da Linha 9 – Esmeralda.
* O total da estação Santa Cruz corresponde à soma de passageiros que embarcam na Linha 5 – Lilás com as transferências da Linha 1 – Azul.
* O total da estação Chácara Klabin corresponde ao número de passageiros que fazem transferência com a Linha 2 – Verde.

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Marco
Marco
7 meses atrás

Impressionante a diferença entre Santa Cruz e Chácara Klabin.

Diferente de Pinheiros, Santa Cruz é super simples e rápido de transferir, mas aparentemente muita gente se incomoda.

Queria ter uma análise ou estudo de pessoas que se transferem entre L1 e L5 usando Chácara Klabin; Ana Rosa e Paraíso apenas para evitar Santa Cruz.

Beyond
Beyond
7 meses atrás
Responder para  Marco

eu faço isso, qaundo to na azul,eu desço na ana rosa e vou pra chacará, eu faço isso não é nem por causa das escadas mas sim pq quero ir sentado pegando na klabin.

Marco
Marco
7 meses atrás
Responder para  Beyond

Verdade, esqueci da famosa “viagem negativa”. O mesmo deve acontecer entre Luz e República na Linha 4 – Amarela.

Então os números deverão se equilibrar no futuro, quando Chácara Klabin deixar de ser uma estação terminal.

Marcus
Marcus
7 meses atrás
Responder para  Marco

Viagem negativa seria se ele pegasse da Santa Cruz, não dá estação terminal. Não sei se hoje é diferente mas até tempos atrás o desembarque e o embarque eram em plataformas diferentes.

Tiago
Tiago
7 meses atrás
Responder para  Marco

No meu caso é que sou cadeirante, e na estação Santa Cruz é muita gente que nem deveria estar pegando elevador na fila, na Chacara Klabin é muito mais tranquilo

Henrique
Henrique
7 meses atrás

a diferença entre sta cruz e chácara klabin é bem interessante, imagino que mtos evitem a sta cruz pelas escadas.
agora capão redondo com qse 100k por dia é mto doido.

Beyond
Beyond
7 meses atrás

lembro quando surgiu essa linha ” liga o nada a lugar nenhum”, pessoal com pensamento a curto prazo é soda, outra coisa essa desgraçada da via movilidade tem que aumentar a oferta de trens a linha azul passa trem a cada 45s, a lilas no horario de pico chega a demora 5min, é obsurdo isso, e tem um monte de trem “novo” parado no patio aguardando uma modernização que nunca sai .

Renan
Renan
7 meses atrás

Logo logo Jardim Angela supera Capão…

Rodrigo I.
Rodrigo I.
7 meses atrás

quando a linha 5 chegar em Ipiranga, a demanda de chácara Klabin pode reduzir um pouco, seria interessante que o governo junto a VM viabilizassem essa extensão logo, pois acredito que com o novo traçado da linha 16, a linha 5 terá mais sentido finalizando em Ipiranga conectando com linha 10 e 15 mesmo.

Washington Rodrigues dos Santos
Washington Rodrigues dos Santos
7 meses atrás

no futuro poderiam extender a linha 5 lilás até o extremo leste…. jardim romano