CCR vs Comporte: Disputa pelas linhas 11, 12 e 13 terá apenas duas proponentes

Representantes dos Grupos que operam sistemas sobre trilhos foram vistos na Bolsa B3 entregando os envelopes com propostas
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)

A concessão das linhas do Lote Alto Tietê terá apenas dois concorrentes e eles são bem conhecidos, o Grupo CCR e o Grupo Comporte.

Representantes das duas empresas foram vistos pelo portal Diário dos Trilhos nesta terça-feira, 25, entregando os envelopes lacrados com as propostas na B3, local do leilão marcado para dia 28.

Área da concessão (SPI)
Área da concessão (SPI)

O grupo CCR, que está prestes a mudar sua marca comercial para Motiva, era um dos cotados a disputar a concessão. Em 2021, a empresa deu início aos estudos para repassar as linhas 11, 12 e 13 após apresentar uma Manifestação de Interesse Privado (MIP).

Atualmente, a CCR está por trás da operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, e vai assumir a Linha 17-Ouro de monotrilho a partir de 2026.

O Grupo Comporte, por sua vez, tem a Metrô BH, concessionária responsável pelo sistema sobre trilhos da capital mineira, e é uma das sócias da TIC Trens, que venceu o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, incluindo a Linha 7-Rubi da CPTM.

Resta saber se a empresa nacional participará sozinha ou se terá outro sócio parceiro. A chinesa CRRC faz parte da TIC Trens, mas a concessão do Lote Alto Tietê não prevê a aquisição de material rodante, sua especialidade.

Grupos estrangeiros ainda distantes

A expectativa era de que participantes estrangeiros pudessem participar do certame, algo que aparentemente não ocorreu. O governo do estado tem feito vários road shows no exterior para atrair mais grupos, porém, o resultado até aqui tem deixado a desejar.

A participação no leilão está condicionada ao pagamento da garantia de proposta no valor de R$ 143 milhões.

Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)
Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)

A concessão envolve o investimento direto de quase R$ 15 bilhões na modernização e expansão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

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  1. Leilão de sucesso, governo vai bancar todos os investimentos e ainda sim, só dois concorrentes

  2. isso..privatiza tudo que vai melhorar a vida dos passageiros:passagens subindo duas vezes por ano,descarrilamentos,atrasos , estaçoes sujas ,e por aí vai

    1. Passagem subindo duas vezes ao ano ? pode colocar essa na conta da Artesp, que é quem regula os preços das passagens, aliás, duas vezes ao ano você mentiu muito não, até porque o ultimo aumento que houve de passagens foi em 2024, e antes disso em 2020, e detalhe: a linha, 4-Amarela foi inaugurada em 2010, a linha 5- Lilás foi concedida em 2018, e as linhas 8- Diamante e 9-Esmeralda forma concedidas em 2022, e nunca houve aumentos de passagens duas vezes por ano, quanto as outras questões, é como se na CPTM nunca houvesse descarrilamento ( cof cof…. https://viatrolebus.com.br/2024/12/descarrilamento-afeta-as-linhas-11-e-12-da-cptm/ cof cof….) e nem no Metrô, como se não houvesse atrasos também nas operadoras estatais, estações sujas (que aliás não tem nada a ver nem com operadora privada ou estatal, tem a ver com a falta de educação de muitos passageiros em deixar sujeira no lugar que não se deve) e por ai vai, ou seja, no seu ponto de vista é como se a operadora estatal fosse perfeita, mas ela peca em muitos pontos críticos, sendo sincero a diferença entre uma e outra é que a operadora privada está a menos tempo em operações ferroviária do que a operadora estatal, aí não tem nem como comparar

  3. o resultado já foi decidido nos bastidores, o outro que entrou foi apenas por acerto.

    são 14,30 bilhões de reais, 70% do estado e os outros 30% também (via contraprestação pecuniária) , sem contar a tarifa de remuneração e demais reequilíbrio econômico financeiro. tudo isso com o governo federal e o BNDES como fiador, inclusive o Sr. Aloísio Mercadante deve comparecer nesse leilão como compareceu no leilão da linha 7. e tem gente que ainda diz q o governo federal “de esquerda” transformou o Brasil num comunismo …

    mais um ponto para os investidores … estado mínimo? só pro trabalhador. mas o trabalhador brasileiro, se fosse uma árvore, idolatraria a motoserra e o inseticida. então dê a eles o que querem.

    1. Acho preocupante uma mesma empresa participar e ganhar os leilões. Mais no geral a iniciativa privada administra melhor do que o estado, estado esse que arrecada muito dinheiro e gasta de forma equivocada os recursos.

      1. o que a iniciativa privada administra melhor que o setor público?

        podemos colocar as concessões como uma forma equivocada de gastos públicos.

    1. É bem isso uma das razões porque nenhuma empresa estrangeira se interessa por essas concessões.
      Lembremos o que ocorreu com a Supervia no Rio de Janeiro e a Linha 18 – Bronze em São Paulo, onde governadores pilantras não cumpriram com suas obrigações em contrato e as empresas foram prejudicadas de forma direta ou indireta.

  4. Que coisa! Muitos não devem saber ou se lembrar como eram os trens das atuais linhas 7, 10, 12 quando eram operados pela RFFSA/CBTU e FEPASA que operava as atuais linhas 8 e 9. Aliás nos anos 80 a FEPASA modernizou as suas linhas e estavam em melhor situação que as operadas pela RFFSA.

  5. vejo a linha safira com a mesma fragilidade que a linha 8, com o andar da carruagem, parece que o cenário vai se repetir…

  6. De mal a pior, cadê as empresas que iriam mudar a cara do transporte ferroviário? Só temos a CCR (CBTU do século 21) e os Chineses (que ainda não se pode dizer nada). É o governo destruindo o patrimônio público.

  7. Sem compensação de construir no linha ou TIC, a CCR entrou no certame.
    Estou sem entender porque o gov de SP não colocou no pacote Trens inter cicades São Paulo a São José dos Campos. Não tem justificativa. Parece coisa com cartas marcadas.

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