CCR vs Comporte: Disputa pelas linhas 11, 12 e 13 terá apenas duas proponentes

Representantes dos Grupos que operam sistemas sobre trilhos foram vistos na Bolsa B3 entregando os envelopes com propostas

Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)
Linhas 11, 12 e 13 deverão ser concedidas (Jean Carlos)

A concessão das linhas do Lote Alto Tietê terá apenas dois concorrentes e eles são bem conhecidos, o Grupo CCR e o Grupo Comporte.

Representantes das duas empresas foram vistos pelo portal Diário dos Trilhos nesta terça-feira, 25, entregando os envelopes lacrados com as propostas na B3, local do leilão marcado para dia 28.

Área da concessão (SPI)
Área da concessão (SPI)

O grupo CCR, que está prestes a mudar sua marca comercial para Motiva, era um dos cotados a disputar a concessão. Em 2021, a empresa deu início aos estudos para repassar as linhas 11, 12 e 13 após apresentar uma Manifestação de Interesse Privado (MIP).

Atualmente, a CCR está por trás da operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, e vai assumir a Linha 17-Ouro de monotrilho a partir de 2026.

O Grupo Comporte, por sua vez, tem a Metrô BH, concessionária responsável pelo sistema sobre trilhos da capital mineira, e é uma das sócias da TIC Trens, que venceu o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte, incluindo a Linha 7-Rubi da CPTM.

Resta saber se a empresa nacional participará sozinha ou se terá outro sócio parceiro. A chinesa CRRC faz parte da TIC Trens, mas a concessão do Lote Alto Tietê não prevê a aquisição de material rodante, sua especialidade.

Grupos estrangeiros ainda distantes

A expectativa era de que participantes estrangeiros pudessem participar do certame, algo que aparentemente não ocorreu. O governo do estado tem feito vários road shows no exterior para atrair mais grupos, porém, o resultado até aqui tem deixado a desejar.

A participação no leilão está condicionada ao pagamento da garantia de proposta no valor de R$ 143 milhões.

Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)
Orçamento da concessão das linhas 11, 12 e 13 (SPI)

A concessão envolve o investimento direto de quase R$ 15 bilhões na modernização e expansão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

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MAT
MAT
3 meses atrás

jesus…

Leonardo Santos
Leonardo Santos
3 meses atrás

Leilão de sucesso, governo vai bancar todos os investimentos e ainda sim, só dois concorrentes

Fernando
Fernando
3 meses atrás

Gosto nem de pensar na Via Calamidade destruindo a minha jade 💔

tiago
tiago
3 meses atrás
Responder para  Fernando

fique tranquilo, até ela vai se chamar Mover

rebU
rebU
3 meses atrás
Responder para  tiago

Não, ela vai se chamar Motiva, DESMotiva.

Lulu Santos
Lulu Santos
3 meses atrás

isso..privatiza tudo que vai melhorar a vida dos passageiros:passagens subindo duas vezes por ano,descarrilamentos,atrasos , estaçoes sujas ,e por aí vai

Eugênio Da Silva
Eugênio Da Silva
3 meses atrás
Responder para  Lulu Santos

Passagem subindo duas vezes ao ano ? pode colocar essa na conta da Artesp, que é quem regula os preços das passagens, aliás, duas vezes ao ano você mentiu muito não, até porque o ultimo aumento que houve de passagens foi em 2024, e antes disso em 2020, e detalhe: a linha, 4-Amarela foi inaugurada em 2010, a linha 5- Lilás foi concedida em 2018, e as linhas 8- Diamante e 9-Esmeralda forma concedidas em 2022, e nunca houve aumentos de passagens duas vezes por ano, quanto as outras questões, é como se na CPTM nunca houvesse descarrilamento ( cof cof…. https://viatrolebus.com.br/2024/12/descarrilamento-afeta-as-linhas-11-e-12-da-cptm/ cof cof….) e nem no Metrô, como se não houvesse atrasos também nas operadoras estatais, estações sujas (que aliás não tem nada a ver nem com operadora privada ou estatal, tem a ver com a falta de educação de muitos passageiros em deixar sujeira no lugar que não se deve) e por ai vai, ou seja, no seu ponto de vista é como se a operadora estatal fosse perfeita, mas ela peca em muitos pontos críticos, sendo sincero a diferença entre uma e outra é que a operadora privada está a menos tempo em operações ferroviária do que a operadora estatal, aí não tem nem como comparar

Guile
Guile
3 meses atrás

o resultado já foi decidido nos bastidores, o outro que entrou foi apenas por acerto.

são 14,30 bilhões de reais, 70% do estado e os outros 30% também (via contraprestação pecuniária) , sem contar a tarifa de remuneração e demais reequilíbrio econômico financeiro. tudo isso com o governo federal e o BNDES como fiador, inclusive o Sr. Aloísio Mercadante deve comparecer nesse leilão como compareceu no leilão da linha 7. e tem gente que ainda diz q o governo federal “de esquerda” transformou o Brasil num comunismo …

mais um ponto para os investidores … estado mínimo? só pro trabalhador. mas o trabalhador brasileiro, se fosse uma árvore, idolatraria a motoserra e o inseticida. então dê a eles o que querem.

Wellington
Wellington
3 meses atrás
Responder para  Guile

Acho preocupante uma mesma empresa participar e ganhar os leilões. Mais no geral a iniciativa privada administra melhor do que o estado, estado esse que arrecada muito dinheiro e gasta de forma equivocada os recursos.

Guile
Guile
3 meses atrás
Responder para  Wellington

o que a iniciativa privada administra melhor que o setor público?

podemos colocar as concessões como uma forma equivocada de gastos públicos.

Marco
Marco
3 meses atrás

Grupo estrangeiro algum jamais vai apostar em um país sem segurança jurídica e com dólar de R$6,00.

rebU
rebU
3 meses atrás
Responder para  Marco

É bem isso uma das razões porque nenhuma empresa estrangeira se interessa por essas concessões.
Lembremos o que ocorreu com a Supervia no Rio de Janeiro e a Linha 18 – Bronze em São Paulo, onde governadores pilantras não cumpriram com suas obrigações em contrato e as empresas foram prejudicadas de forma direta ou indireta.

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
3 meses atrás

Que coisa! Muitos não devem saber ou se lembrar como eram os trens das atuais linhas 7, 10, 12 quando eram operados pela RFFSA/CBTU e FEPASA que operava as atuais linhas 8 e 9. Aliás nos anos 80 a FEPASA modernizou as suas linhas e estavam em melhor situação que as operadas pela RFFSA.

Samuel
Samuel
3 meses atrás

vejo a linha safira com a mesma fragilidade que a linha 8, com o andar da carruagem, parece que o cenário vai se repetir…

kiritsu
kiritsu
3 meses atrás
Responder para  Samuel

Vai ser 10x pior isso sim

Alves
Alves
3 meses atrás

Supervia e viamobilidade lunha 8 e 9 operam muito bem. Até surf ferroviário voltou.

Valmir Rodrigues
Valmir Rodrigues
3 meses atrás

De mal a pior, cadê as empresas que iriam mudar a cara do transporte ferroviário? Só temos a CCR (CBTU do século 21) e os Chineses (que ainda não se pode dizer nada). É o governo destruindo o patrimônio público.

ANTONIO COSTA
ANTONIO COSTA
3 meses atrás

Sem compensação de construir no linha ou TIC, a CCR entrou no certame.
Estou sem entender porque o gov de SP não colocou no pacote Trens inter cicades São Paulo a São José dos Campos. Não tem justificativa. Parece coisa com cartas marcadas.