A concessionária Metrô BH, responsável pela operação da antiga malha da CBTU em Belo Horizonte, anunciou nesta terça-feira (28) a encomenda de 24 novos trens para o sistema.
As composições serão fornecidas pela fabricante chinesa CRRC, uma das maiores do mundo, e terão quatro carros e sistema ATO, de operação automática, além de itens como ar-condicionado, paineis digitais e passagem livre entre carros.
O primeiro trem deverá chegar ao Brasil no início de 2026 e passará por testes antes de entrar em operação. Eles substituirão os antigos trens da Série 900 que foram fabricados na década de 80 e dos quais existem hoje 25 unidades.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O Metrô BH tem ainda dez trens da Série 1000, fornecidos pela CAF.
A CRRC é parceira do Grupo Comporte, que controla a Metrô BH e também venceu o leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, cuja assinatura do contrato ocorre nesta quarta-feira (29).
Assim como no sistema mineiro, a CRRC fornecerá o material rodante que será usado no serviço expresso e também no trem intermetropolitano.
Os trens de origem circulam hoje na SuperVia e MetrôRio e na CPTM, na Linha 13-Jade.
Esse trem será bonito pra pega, Finalmente vão tirar aquelas latas velha do Metrô de BH. Agora vai ter ar-condicionado na frota toda.
Só 36 trens no sistema todo? É isso mesmo? Acredito que sejam 36 na L1 e ainda vão comprar mais trens para a L2
Até o momento foi confirmado pelo Grupo Comporte, que ficam na frotacdo METRÔ de BH os novos 24 trens da CRCC & 10 trens da CAF, como já mencionado pelo Eduardo, a frota depois de muito tempo, será finalmente 100% com ar-condicionado, trazendo mais conforto aos passageiros.
Não irão comprar mais trens acima dos 35. Serão os 24+ 10 atuais da caf.
exatamente, Grupo Comporte inclusive confirmou, o METRÔ de BH terá totalmente frota com ar-condicionado. Depois de tanto tempo, finalmente vai se tornar realidade graças a CRCC.
Esse trem tem um design feio demais, visual muito agressivo, fora as cores horrível e de muito mau gosto desse grupo Comporte, espero que quando assumirem de vez a Linha 07 não venham com esse trem feio nem essas cores, não gostei!
Eu não achei não. Achei bem ousado e futurista. Eu gostei.
seria versão diferente do 2500 fora do padrão CPTM
sim, uma nova versão, com um design mais ofensivo e inovador no transporte brasileiro, eu amei.
Se tem alguém te perseguindo você pode despistar a pessoa entrando num vagão fechado, já com esses trens novos de “passagem livre entre os carros” não tem como fugir. Não vejo graça nenhuma nestes novos trens. Além disso, essas cores do metrô são muito feias e para piorar, ainda tem uns com pintura publicitária. Ridículo.
Gostei do design destes trens Achei bacana!
O mais importante mesmo é que sejam eficientes, e aguentem o tranco do dia-a-dia. Claro que pra isso é fundamental que o operador faça a sua parte, e lhes dê as devidas manutenções e cuidados de rotina.