Com 1.300 funcionários a menos, CPTM cancela licitação de banca para realização de concurso público

A reposição de cargos é incerta na CPTM (Jean Carlos)

A CPTM comunicou no final de outubro o cancelamento da contratação de empresa especializada na realização de concursos públicos para a seleção de novos empregados dentro da companhia.

A licitação, aberta no final do ano passado, era um possível indicativo de que a estatal poderia voltar a contratar novos funcionários em cargos específicos. Com a concessão das Linha 8 e 9, a CPTM colocou em prática um grande Plano de Demissão Incentivada (PDI).

O PDI permitia o desligamento de funcionários de carreira dentro de condições especiais não obtidas através de uma rescisão convencional. De 2020 até 2021, a CPTM perdeu 1.300 empregados.

Apesar do excedente de profissionais provenientes das Linhas 8 e 9 como maquinistas e agentes de estação, cargos administrativos sofreram redução. 

Comparando os dados de 2020 com 2021, a diretoria administrativa e financeira reduziu o número de funcionários de 512 para 432 e a diretoria de engenharia, obras e meio ambiente, de 205 para 168 profissionais.

As diretorias de novos negócios e presidência sofreram acréscimos tímidos. O percentual de profissionais de carreira com larga experiência (superior a 30 anos) caiu pela metade, representando 16% em 2020 e 8% em 2021.

Nova gestão estadual

Com a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo do estado, a continuidade do processo de concessão das linhas da CPTM é considerada natural, diante de suas promessas durante a campanha.

A PPP do Trem Intercidades, atrelada aos serviços da Linha 7-Rubi, é cotada como o próximo grande projeto a ser concedido para os conglomerados privados, que deverão assumir a construção e operação do sistema.

Apesar de distante, a manifestação de interesse no sistema de trens na porção leste da região metropolitana, englobando as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, pode fomentar trabalhos e estudos para uma eventual concessão do serviço que, pode ou não ser atrelado ao Trem Intercidades Eixo Leste que levará os trens de São Paulo até São José dos Campos.

A contratação da banca previa a possibilidade da realização de concursos para diversos cargos como agentes de operação, maquinistas, agentes administrativos e técnicos em transporte. Com o cancelamento, a reposição destes profissionais na companhia torna-se cada vez mais incerta.

Previous Post

Alstom corre para entregar primeiro trem da Série 8900 para a ViaMobilidade

Next Post

Linha 1-Azul volta a transportar mais passageiros que a Linha 3-Vermelha

Related Posts