A rede metroferroviária de São Paulo voltou a crescer finalmente após um hiato de 25 meses. Graças à abertura ainda que parcial da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, o mapa do transporte metropolitano voltou a crescer.
Isso não ocorria desde 29 de dezembro de 2021 quando a estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, foi aberta. Duas semanas antes ocorria a inauguração de Vila Sônia, da Linha 4-Amarela e em agosto do mesmo ano, Mendes-Vila Natal, da mesma Linha 9.
Desde então, uma série de fatores acabou impedindo a expansão. No caso de Varginha, que já era aguardada há anos, o motivo foi o fornecimento de energia para o novo trecho, segundo disse o governador Tarcísio de Freitas na segunda-feira, 27.
Com Varginha, a malha sobre trilhos de São Paulo passa a ter cerca de 381 km de extensão – 1,8 km a mais do que antes. O total de estações passa a ser de 174* (considerando apenas uma estação de mesmo nome).
Somando as estações constantes nos 13 ramais, temos 201 paradas, mas mesmo esse dado tem algumas interpretações. No mapa, as linhas 7 e 10 aparecem parando em Luz, mas o Serviço 710 opera na extensão somada dos ramais.
Para conferir o novo Mapa do Transporte Metropolitano 2025 acesse nossa página especial

Embora conste do novo mapa, Varginha ainda não é um destino totalmente disponível. A operação assistida que começou está restrita aos dias úteis, no horário das 10h às 14h.
Além disso, os passageiros terão que trocar de trem em Mendes-Vila Natal para seguir viagem. Esse padrão deve perdurar por 90 dias quando a ViaMobilidade e a CPTM deverão decidir se expandem o funcionamento.
A operação integral não tem prazo para ocorrer, mas é realista pensar no segundo semestre, se todos os testes forem bem sucedidos.

O que vem por aí?
O mapa metroferroviário só deverá mudar novamente em 2026, possivelmente no final do primeiro semestre. E não será uma mudança qualquer.
Com a estreia da Linha 17-Ouro, o Metrô ganhará seu 7º ramal embora a operação esteja a cargo da ViaMobilidade. Serão mais 6,7 km e oito estações.
No segundo semestre poderemos ter outro grande salto com as oito primeiras estações da Linha 6-Laranja e em 2027 mais três estações da Linha 15-Prata e quatro da Linha 2-Verde.
Isso, é claro, se nada atrasar, o que não é algo incomum.
*Nota do editor: a extensão e quantidade de estações foi informada erroneamente. Refizemos os cálculos baseados em dados oficiais. Agradecemos aos leitores pelo alerta.