Como passageiros trocarão de linhas na estação Penha expandida?

Construção da Estação Penha da Linha 11-Coral (Consbem)
Construção da Estação Penha da Linha 11-Coral (Consbem)

As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Estação Penha contemplarão uma série de obras para prover a integração entre os trechos da Zona Leste. Enquanto uma nova estação será construída para a CPTM, na Linha 3-Vermelha haverá adaptações na estrutura existente

O site obteve acesso ao projeto básico da Estação Penha que mostra quais serão as principais intervenções que permitirão a integração da Linha 3-Vermelha com as linhas 2-Verde e 11-Coral da CPTM a partir de 2027.

Integração com a Estação Penha da Linha 3-Vermelha (CMSP)
Integração com a Estação Penha da Linha 3-Vermelha (CMSP)

O primeiro e mais importante ponto a se destacar: a integração com a Linha 3-Vermelha deverá ser feita apenas por passarela, segundo os documentos. Não haverá saguão subterrâneo para os passageiros fazerem a transferência oriundos ou provenientes da Linha 3.

A passarela de integração com a Linha 3-Vermelha deverá ser construída em um novo local. Para isso, o mezanino da estação Penha precisará ser ampliado. Novas escadas rolantes e elevadores serão implantados.

Integração com a Estação Penha da Linha 3-Vermelha (CMSP)
Integração com a Estação Penha da Linha 3-Vermelha (CMSP)

A passarela permitirá que o passageiro da Estação Penha (Linha 3) acesse a Linha 11-Coral e a Linha 2-Verde. O acesso à Linha 2-Verde deverá ter dois conjuntos de escadas para melhorar a distribuição de fluxos.

A atual passarela, que hoje faz parte da área livre, deverá ser adaptada para receber a linha de bloqueios e bilheterias da Linha 11-Coral, além de novas escadas que permitirão acesso para a Linha 2-Verde.

Linha 11-Coral terá integração subterrânea para a Linha 2-Verde (CMSP)
Linha 11-Coral terá integração subterrânea para a Linha 2-Verde (CMSP)

Integração Linha 2/Linha 11

Cabe citar que, enquanto a integração com a Linha 3-Vermelha se dará exclusivamente por meio de passarela, a transferência entre as linhas 2-Verde e  11-Coral será feita por um túnel subterrâneo.

A proposta de túnel pode ser justificada através de dois aspectos. O primeiro é o de otimização do fluxo de passageiros, separando as transferências da Linha 3-Vermelha e 11-Coral, evitando gargalos.

O segundo fator é o fato da estação da Linha 11-Coral está sendo construída do zero. Isso permite que a integração em subterrâneo possa ser planejada com maior facilidade. No caso da Linha 3-Vermelha, as obras com a estação em operação poderiam exigir a sua interdição.

Imagens mais recentes feitas pela empresa Consbem, que faz parte do consórcio que implanta a estação Penha, mostram o corpo da nova estação da Linha 11-Coral. Foram executadas paredes de contenção (paredes diafragma) para possibilitar a remoção do solo.

A chegada da Linha 2-Verde em Penha representará um importante avanço para a mobilidade na região leste de São Paulo, minimizando a concentração de pessoas na região central, evitando a superlotação típica nos horários de pico.

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