Concessão da Linha 13-Jade não prevê redução de intervalo no serviço parador

A expansão até a região leste de Guarulhos tem potencial de atrair mais passageiros (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deverá proporcionar ampliação dos serviços ferroviários, mas só abre a possibilidade de redução dos intervalos para o serviço Expresso Aeroporto. Trecho poderá contar com novo sistema de sinalização.

No caso da Linha 13-Jade, que atualmente presta serviços entre as estações Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos, o intervalo mínimo no horário de pico é de 15 minutos.

Vale lembrar que o projeto do ramal de trens metropolitanos previa uma demanda diária de 120 mil usuários com trens circulando em intervalos de 8 minutos.

Intervalo atual da Linha 13-Jade (SPI)
Intervalo atual da Linha 13-Jade (SPI)

Neste sentido, a concessão à iniciativa privada não deverá mudar o cenário atual. Mesmo com as expansões do ramal para a Estação Bonsucesso ao leste e Gabriela Mistral ao oeste, o intervalo deverá ser mantido em 15 minutos no horário de pico.

Intervalo futuro da Linha 13-Jade (SPI)
Intervalo futuro da Linha 13-Jade (SPI)

A Linha 13-Jade também conta com uma modalidade especial de transporte que é o serviço Expresso Aeroporto. Atualmente ele faz o percurso entre as estações Barra Funda e Aeroporto Guarulhos com intervalos de hora em hora.

Intervalo atual do Expresso Aeroporto (SPI)
Intervalo atual do Expresso Aeroporto (SPI)

Para este serviço a proposta é mais generosa, prevendo o aumento do número de partidas do Expresso Aeroporto. Deverão ser duas partidas por hora, representando um intervalo de apenas 30 minutos.

Uma nova estação deverá ser adicionada ao roteiro, possibilitando melhoria nas conexões. Os trens deverão parar nas estações Luz, Brás (sentido Barra Funda), Gabriela Mistral (conexão com a Linha 2-Verde), Guarulhos-CECAP e Aeroporto-Guarulhos.

Intervalo futuro do Expresso Aeroporto (SPI)
Intervalo futuro do Expresso Aeroporto (SPI)

A Linha 13-Jade é a única da CPTM que opera de forma automatizada através do sistema ATO, permitindo que funções básicas como abertura de portas, acelerações e frenagens sejam executadas sem intervenção do maquinista.

A expansão da Linha 13-Jade também deverá prever o mesmo nível de automatização dos sistemas, classificado como GoA2, inclusive no trecho após Eng. Goulart que não é automatizado.

Previous Post
Chega da TIC Trens reforça busca por profissionais qualificados (Jean Carlos)

TIC Trens sai à caça de profissionais e maior alvo seria a CCR

Next Post
Portas de plataforma em Guilhermina-Esperança (Trilhos Que Movem SP)

Metrô volta a liberar portas de plataforma em estação quase um ano depois de Pedro II

Related Posts