A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), governo do estado, anunciou nesta quinta-feira, 30, o lançamento da consulta pública e das audiências públicas do projeto Lote ABC Guarulhos, que contempla a concessão conjunta das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM.
Os documentos sobre a concessão serão disponibilizados nesta sexta-feira, 31, aos interessados, que poderão enviar suas contribuições sobre o projeto até o dia 03 de março.
Já as audiências públicas estão marcadas para ocorrerem entre 12 e 14 de fevereiro em São Paulo, Santo André e Guarulhos. Os eventos serão realizados de forma presencial mas também transmitidos pela internet. Veja as datas, horários e locais:
12 de fevereiro de 2025, às 9h – São Paulo/SP
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER
Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP
13 de fevereiro de 2025, às 9h – Santo André/SP
Local: Auditório Heleny Guariba
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Paço Municipal, Santo André/SP
14 de fevereiro de 2025, às 9h – Guarulhos/SP
Local: Auditório OAB Guarulhos
Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos, Guarulhos

Novos trens e ramal de VLT perimetral
A concessão da Linha 10-Turquesa e a implantação da Linha 14-Ônix marcam o fim da atividade operacional por parte da CPTM, cujo futuro é incerto.
Os dois ramais devem receber cerca de R$ 18,8 bilhões em investimentos e ter uma duração de 31 anos.
Além da modernização e recuperação de estações, o contrato prevê a aquisição dos VLTs e também trens metropolitanos já que a frota que sobrará com a CPTM não será suficiente.
A Linha 10 contará com dois pátios (Utinga e Capuava) enquanto a Linha 14 terá duas áreas de manutenção.
A estação ABC será o ponto de conexão dos dois ramais, onde antes ficava a parada Pirelli. Segundo o prefeito de Santo André, Gilvan Filho, o governo prometeu levar a Linha 20-Rosa do Metrô até o local.
Acredito que logo em seguida o corpo técnico da CPTM será integrado à CMSP, por meio de uma fusão entre as duas empresas ou incorporação. Fato é que se a CPTM vai se tornar uma empresa planejadora e fiscalizadora, não tem motivo para ser uma empresa independente…
14 bilhões com o TIC campinas + linha 7, 13 bilhões com linha 11/12/13, 18 bilhões com linha 10+14.
total = 45 bilhões com linhas que já existem, com TIC meia boca numa via que já existe e uma linha de VLT.
isso é a farra com dinheiro público. não é a toa que foi receber seu premio pela privatização da Sabesp lá nos EUA. e agradeceu o premio ao TJSP, MP, PGE e outros órgãos da justiça, que assim como o gabinete do governador, assim como as concessionarias, custam muito aos cofres do estado.
se o Brasil fosse sério ….
O fim da CPTM cada vez mais próximo… Espero que tenhamos um governador “patriota” que se preocupe com o patrimônio público.
Não passaram!
Não existem dúvidas sobre o futuro da CPTM pós concessões, a companhia será extinta. Isso ainda só não foi escancarado para não gerar desmobilização completa por parte dos funcionários, um corpo técnico que tenderá ao desaparecimento.
O fim da CPTM está se aproximando cada vez mais, mas isso não seria nenhuma novidade, já que em meados dos anos 2000, já estavam falando que os próximos projetos seriam através de PPP (Parceria Publico-Privado), ou seja, o fim das estatais ferroviárias estariam próximas, enfim, com o fim da CPTM como administradora ferroviária, seu papel será mais como uma agencia reguladora e planejadora de novas ferrovias, que serão criadas e administradas por consórcios privados, o que historicamente foi como começou a construção e expansão ferroviária no Brasil.