O governo do estado se prepara para realizar a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Com duração de 31 anos, o projeto pretende trazer R$ 12,5 bilhões em novos investimentos.
O site obteve acesso em primeira mão aos primeiros detalhes da concessão que prevê a ampliação de 22,6 quilômetros da rede ferroviária, a construção de oito novas estações, a reconstrução de quatro paradas além de reformas em pátios.

Investimentos da Linha 11-Coral
O governo pretende realizar a construção de três novas estações para a Linha 11-Coral: Bom Retiro, Lajeado e César de Souza.
A expansão da Linha 11-Coral até César de Souza representará o ganho de 4,3 quilômetros de ferrovia. A estação Lajeado deverá desafogar a estação Guaianases. A Estação Bom Retiro deverá atender a centralidade de São Paulo permitindo conexão com outras linhas.
Está prevista a reconstrução das estações Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes, além da eliminação de todas as passagens em nível existentes.
A Linha 11-Coral deverá ter intervalo de até 3 minutos com demanda futura estimada em 696 mil passageiros por dia.

Investimentos da Linha 12-Safira
Na Linha 12-Safira a nova concessionária deverá reconstruir a estação Itaquaquecetuba. A expansão entre Calmon Viana e Suzano também está prevista acrescentando 4 quilômetros de novas vias.
O intervalo futuro da Linha 12-Safira será de 3 minutos e 15 segundos nos horários de pico para o atendimento a uma demanda futura de 412 mil passageiros por dia.

Investimentos da Linha 13-Jade
A Linha 13-Jade, que é a mais nova da CPTM, também deverá receber importantes melhorias. Estão previstas cinco novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso e Cangaíba. As quatro primeiras dentro do município de Guarulhos.
A Estação Cangaiba deverá ser construída entre Engenheiro Goulart e Gabriela Mistral/Tiquatira. Esta última será construída pelo Metrô por ocasião da expansão da Linha 2-Verde para Guarulhos.
A previsão é de que o intervalo na Linha 13-Jade caia para 15 minutos e o transporte beneficie 101 mil passageiros por dia.

Outros investimentos
Estão previstas também melhorias em diversos sistemas como via permanente, rede aérea, novo sistema de sinalização, sistemas de telecomunicações e atualização do CCO.
Todas as estações deverão ser reformadas e adequadas dentro de normas de acessibilidade universal.

Prazos
O prazo de concessão será de 31 anos, onde está previsto que durante o primeiro ano ocorra o período de transição operacional. A partir desse ponto a concessionária deverá operar durante 30 anos os três ramais.
Os investimentos previstos no contrato de concessão deverão ser realizados dentro dos sete primeiros anos de concessão. O custo operacional das linhas é de R$ 1 bilhão ao ano.

O cronograma prevê que em junho sejam realizadas as primeiras audiências públicas. Em setembro o edital será publicado para que em dezembro o leilão seja realizado.
Em março de 2025 o governo prevê a formalização da assinatura do contrato, efetuando o repasse das linhas 11, 12 e 13 da CPTM para um novo investidor privado.