A extensão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda tem mostrado avanços constantes. Com duas vias praticamente prontas, a CPTM se dedica a continuidade dos serviços que viabilizará a chegada do ramal até a zona oeste da cidade.
Novas imagens apresentadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, em suas redes sociais mostram o o trabalho em várias frentes.
Em termos de trilhos estão sendo montadas as estruturas para a nova via 1 entre Luz e Barra Funda, além da montagem de um novo aparelho de mudança de via na via 2.
Na rede aérea, que alimenta os trens com eletricidade, o foco está na implantação do cabo mensageiro, fio superior que não entra em contato com o pantógrafo dos trens, e os isoladores de seção.
Estão também sendo realizadas a vedação da faixa de domínio com a construção de um muro que se localiza ao lado da via 4, que foi remodelada. Obras de drenagem também estão incluídas ao longo do trecho.
No que se refere a sinalização, estão sendo construídas as estruturas da nova “house” de Barra Funda. Essa é a construção que abrigará os equipamentos do sistema de sinalização.
A chegada da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda viabiliza ainda a chegada dos trens da Linha 11-Coral ao terminal intermodal. A previsão de entrega das obras é para o 2º semestre de 2024