Confira o status das obras de modernização da estação São Caetano

Com passarela metálica praticamente finalizada e serviços avançados, estação caminha para sua finalização. Meta da CPTM é entregar as obras no 1º semestre de 2023
Estação São Caetano do Sul (Jean Carlos)

A estação São Caetano do Sul é a única que ainda passa pelo processo de obras de modernização na Linha 10-Turquesa. O principal objetivo das intervenções é tornar todo o ambiente da estação acessível, além de melhorar o fluxo de passageiros entre as plataformas.

O site esteve na estação na última sexta-feira (13) para conferir de perto o avanço das obras.

Ao desembarcar na estação já é possível constatar as mudanças na comunicação visual. As antigas placas vermelhas agora dão lugar aos modelos mais novos onde predomina a cor da linha.

Ao longo das extremidades das plataformas era possível observar trabalhos sendo realizados no piso da estação, que está praticamente renovado. Pisos podotáteis também foram instalados com as melhorias.

A cobertura das plataformas foi ampliada e alterada, de forma que a proteção agora contempla toda a extensão da área de embarque. Na parte superior da cobertura, funcionários trabalhavam na parte elétrica, com foco na iluminação.

As obras acabaram afetando a parte subterrânea da estação. Algumas escadas estão interditadas para serviços de pintura e instalação de novos corrimãos.

A nova passarela metálica está em fase final de construção. A estrutura permite a travessia entre todas as plataformas por meio de escadas fixas e de elevadores. Apesar da novidade, não há indícios de que escadas rolantes façam parte do futuro conjunto.

No geral o ritmo de trabalho é bastante intenso e os funcionários trabalham de forma constante em várias partes da estação, que continua operando normalmente. Segundo a CPTM, a estação deverá ser entregue no primeiro semestre de 2023.

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3 comments
  1. As informações que interessam ao público (custo da obra, empresas responsáveis, prazos de início e término, etc) não aparecem em lugar algum da matéria (só um prazo de conclusão bem vago “primeiro semestre de 2023”, quando o prazo de conclusão estimado com precisão maior que essa aparece no Diário Oficial).

  2. Eu preferiria a reconstrução total da estação para padrões mais modernos no estilo das estações mais modernas da CPTM inspiradas nas do Metrô, mas resolveram fazer economia porca e é o que tem pra hoje, fazer o quê?

  3. Mais uma obra feita com recursos públicos pelo estado para a melhoria do serviço à população.
    Coisa que a iniciativa privada não faz, nunca fez e jamais fará, ali é só lucro.

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