Destaques

Conheça um mapa do Metrô e da CPTM diferente

Arquiteto radicado na França desenvolveu uma padrão de mundial de mapas de metrô, incluindo o de São Paulo
O mapa do metrô de São Paulo feito por Jug Cerović
O mapa do metrô de São Paulo feito por Jug Cerović

Por mais bem pensados e informativos que sejam, os mapas de metrô confundem passageiros, sobretudo visitantes. E cada cidade desenvolve seu próprio conceito de diagrama, o que causa ainda mais dor de cabeça. Pensando nisso, o arquiteto sérvio radicado na França Jug Cerović resolveu criar um padrão próprio de mapa e aplicá-lo em pelo menos 40 redes de metrô e trens no mundo, incluindo São Paulo.

Ao padronizar as referências de linhas e estações, Cerović tornou qualquer metrô do mundo mais intuitivo e fácil de entender. Mesmo alguns diagramas já absorvidos por turistas e usuários regulares parecem mais simples e acessíveis, como é o caso de Paris, por exemplo. “Mapas de metrô são muito mais que diagramas funcionais para mim, os considero uma obra que molda em nossa mente a imagem da cidade e contribui para uma identidade icônica que compartilhamos”, explica o autor em seu site.

Uma comparação entre o mapa oficial do metrô e CPTM e a versão do sérvio

Em São Paulo, uma das três cidades latino-americanas abordadas pelo sérvio (as outras são Buenos Aires e Cidade do México), o resultado é muito bom e organizado. Em vez de mais espalhado, o mapa global mantém a forma de um quadrado. Linhas como a 8-Diamente, da CPTM, ficaram mais legíveis que no mapa original. E, de quebra, Cerović ainda incluiu o Expresso Tiradentes, que não consta da rede do governo do estado. Confira abaixo os dois mapas de São Paulo e também Nova York e Paris.

Por meio da empresa Inat, Jug Cerović vende um aplicativo para celular com cerca de 40 cidades. O preço é de US$ 4,99.

Comparação entre os mapas de Nova York
Comparação entre os mapas de Paris

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

Click here to post a comment
  • fico irritado com matérias que não possuem identificação de data de publicação. É Tão simples adicionar isso.

    • Olá Patrick, existe data, mas ela conta o tempo em que foi publicada, no caso esta matéria tem dois dias. Mas concordamos que o ideal é que apareça a data em si. Vamos alterar isso, ok? Abs.

Airway