CPTM assina contrato para ampliar plataforma do Expresso Aeroporto

Empresa Épura Engenharia e Construções fará obra de adequação do espaço na estação da Luz, que atende a Linha 13-Jade
Trem da Linha 13 chegando à plataforma 5 na estação da Luz (Jean Carlos)

A CPTM contratou a empresa Épura Engenharia e Construções para realizar as obras de adequação da plataforma 5, da estação da Luz. Trata-se do espaço usado pelo Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, que hoje tem partidas a cada hora até o Aeroporto de Guarulhos.

A Épura fará a obra num prazo de 12 meses e para isso receberá R$ 7.932.548,87, pouco acima do valor orçado pela CPTM (R$ 7,9 milhões). Com a ampliação, será possível acessar o trem do serviço em qualquer dos oito vagões, algo que hoje não ocorre por conta das limitações da infraestrutura.

ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS

O trabalho faz parte de um projeto mais amplo que levará a Linha 13-Jade (e também a Linha 11) até a estação Palmeiras-Barra Funda e que deve ser concluído entre 2024 e 2025.

O projeto deverá abranger uma área total de 5.379 m² contemplando toda a extensão da plataforma 5 que é de aproximadamente 395 m, incluindo a extensão atualmente não operacional.

Plataforma 5 da Luz

A repaginação do ambiente contemplará a demolição de estruturas de alvenaria, permitindo assim o alargamento da plataforma 5, restauros em parte das edificações históricas, incluindo os muros da plataforma 1, criação de mais áreas permeáveis (jardins) e a implantação de novos prédios operacionais, como banheiros e sala de Apoio Operacional – veja mais detalhes sobre a reforma em nossa matéria especial.

A expansão da plataforma 5 teve o projeto realizado por uma equipe própria da CPTM, criada há pouco tempo para acelerar a execução de melhorias na sua malha e estações.

Veja também: CPTM inicia instalação de passarela provisória na estação da Luz

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Obra importante, tendo em vista a futura expansão da linha 13. Que seja executada de maneira correta e em prazo hábil.

    Além das mídias sociais citadas acima, o site poderia também ser adotar uma página no Linkedin.

  2. A Linha 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “Y” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturada 11-Coral que são concorrentes o que tornam totalmente inconvenientes sua operação, uma ocorrência ou pane em uma bloqueia este conjunto, este fato já ocorreu recentemente, e deveria no máximo ter uma conexão a não ser que se expanda as construções das linhas após o Brás, pois só a modernização da sinalização é insuficiente, e deverá ser prioritária antes de se fazer esta alteração, uma vez que comprovadamente trens Metropolitanos deveriam prevalecer em relação aos TIC, pois beneficiam mais usuários, pois a expansão desta Linha 13-Jade deveria ser no sentido de Guarulhos e jamais Barra Funda sem que se expanda as linhas.

    Com relação a Linha 11-Coral, esta já ultrapassou o limite de saturação com 7,1 passageiros por m², quando no máximo aceitável seria de 5,2 passageiros por m², seus usuários possuem atualmente a opção de chegar a Barra Funda utilizando a Linha 3-Vermelha, e com a futura interconexão e chegada da Linha 2-Verde na Penha os mesmos poderão acessar as Linhas 5-Lilás, 15-Prata além dos serviços expresso até a Luz ou além da totalidade da “Linha integradora 710″ em Tamanduateí ou Ipiranga.

    Não podemos falar em carência de transporte no Alto Tietê (zona Leste), que hoje existe de fato, sem antes concluir as integrações e expansões iniciadas com os sistemas das “Linha Integradora 710” Rubi-Turquesa, Linha 2-Verde, Linha 12-Safira, Linha 13-Jade até Guarulhos e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente concluídas, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.

    É deplorável que os governantes por conta de uso eleitoral tomem decisões precipitadas para fazerem concessões sem planejamentos plausíveis.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM inicia instalação de passarela ‘provisória’ na estação Luz

Next Post

Linha 9-Esmeralda terá trecho interrompido neste fim de semana para obras da Linha 17

Related Posts