CPTM deverá reativar plataforma 5 da estação Brás

Plano de negócios da empresa estabelece a adequação no plano de vias da estação Brás com vias a otimizar do uso das plataformas existentes
Plataformas da estação Brás deverão ser alteradas (Jean Carlos)
Plataformas da estação Brás deverão ser alteradas (Jean Carlos)

A extensão da Linha 13-Jade para a região central de São Paulo trará como consequência uma série de mudanças operacionais. Uma delas está relacionada à alteração no plano de vias na estação Brás.

Atualmente a estação Brás possui oito plataformas, sendo que uma delas, a plataforma 5, encontra-se desativada e desconectada das demais vias férreas.

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A proposta da CPTM constante no Plano de Negócio 2023-2027 é de realizar, ainda este ano, a assinatura do contrato para a adequação do plano de vias, ou seja, da remodelação das linhas dentro da estação.

 

Plataforma 5 será reativada (Jean Carlos)
Plataforma 5 será reativada (Jean Carlos)

As mudanças vão afetar principalmente a Linha 10-Turquesa e 11-Coral. As vias férreas deverão ter seu posicionamento alterado e dinâmica igualmente modificada.

Para a Linha 10-Turquesa estão previstas que as vias das plataformas 1, 2 e 3 atendam aos passageiros que tenham como origem ou destino o ABC. A adição de uma nova via poderia viabilizar inclusive novas categorias de serviço expresso.

Novo plano de vias para a estação Brás (CPTM)
Novo plano de vias para a estação Brás (CPTM)

Já a Linha 11-Coral passaria a ter como área de embarque a ilha correspondente às plataformas 4 e 5. A mudança poderia inclusive beneficiar o Expresso Aeroporto com redução do tempo de viagem dada a melhoria da geometria de via.

No ano passado a CPTM chegou a assinar um contrato para a elaboração do projeto básico de dois novos pátios. O documento revela a intenção da companhia em ativar a plataforma.

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7 comments
  1. Bom Dia! Aí sim! Lembro que uma vez nós conversamos sobre isso Jean, quando seria feito, E olha aí, parece que vai dar certo!

  2. A CPTM tinha divulgado um vídeo faz pouco tempo a implantação de um tal “X do Brás” para manobras mais ágeis para a Linha 12-Safira, mas eu não vi isso ilustrado nesse novo plano de vias, será que ainda vão instalar isso por lá? É estranho não terem divulgado mais isso, vamos ver como vai ficar!

    1. De acordo com o gráfico apresentado, toda vez que a Linha 13-Jade procedente do Leste se houver conexões em “X” como parece, as linhas 12-Safira e 11-Coral deverão ser paralisadas em ambos sentidos simultaneamente para que a Linha 13-Jade estacione na plataforma indicada no Brás, o que é uma insensatez técnica, pois causará um enorme transtorno operacional absurdo e desnecessário.

  3. Sobre o X, em 22 de maio ele estava desmontado ao lado das vias para a L8. Só verificar na última imagem do google earth. Imagino que deve fazer parte de um outro contrato.

  4. Com relação a esta Linha 13-Jade já nasceu fruto de planejamento equivocado com relação a demanda em concepções, que agora os gestores querem tentar corrigir mesmo que com isso prejudiquem linhas já saturadas provenientes do Alto Tietê, com várias intervenções…
    É insensato esta insistência sem nenhuma expansão de linhas e preparação prévia, percebe-se que os planejadores após tentarem dar outras opções para esta Linha e apresentarem “Novo plano de vias para a estação Brás” (CPTM) de forma deformada das vias procedentes do Alto Tietê, pois foram suprimidas as interferências da Linha 13, e a Linha 10, foi apresentada como se fosse um ramal, e não possuir nenhum fundamento plausível os planejadores levarem as Linhas 13-Jade que faz uma conexão em “Y” na Linha 12-Safira em eng.º Goulart e novamente na Linha 11-Coral para Barra Funda utilizando duas conexões e interferindo e congestionando ambas as linhas que já são ultra saturadas e ainda possuem cargueiros pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, exatamente antagônico do que acontece com a “Linha Integradora-710” que possui 21% a mais de passageiros que a Linha 11-Coral, e com a paralização de uma das Linha-7 ou a Linha-10 podem trafegar normalmente unitariamente conforme já ocorrido.
    Um erro não justifica o outro, e esta obsessão por concessões afoitas em prejuízo de decisões técnicas, o resultado desta sobreposição de linhas utilizando o gargalo entre Brás e Barra Funda resultará que não se acabará com a superlotação da Linha 11-Coral com tendência a se agravar, e o acréscimo de demanda da Linha 13-Jade será irrelevante com grande prejuízo em mobilidade para Linha Integradora-710 que beneficia todas as linhas metrô ferroviárias, inclusive os da Viamobilidade.

  5. Olá. Espero que estejam bem. Parabéns pelo site! Vocês sabem como acessar o Plano de Negócio 2023-2027, da CPTM?

  6. O que estão fazendo nada mais é do que voltando ao modelo operacional que existia a 20 anos atrás . Para quem não sabe , a estação do Brás tinha 10 vias operacionais com pátios e acesso a oficinas de Engenheiro São Paulo e Roosevelt. Infelizmente , devido a maus gestores tudo foi modificado de modo errado e hoje se paga para tentar voltar ao que era antes , vídeo o que aconteceu com a linha 11 e o serviço 710 ( viagens sem baldeio ). Essa reativação será muito bem vinda , desde que feita da forma correta. jJá quanto ao serviço da L13 , ele irá interferir em qualquer linha sempre que circular , isso é fato , ou seja , foi uma linha que foi criada sem planejamento e não há mais o que se fazer.

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