CPTM implanta painéis de tempo de espera de trens na Estação Brás

Funcionalidade é similar a adotada na Estação Barra Funda. Sistema segue em fase de testes nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral
Estação Brás (Jean Carlos)
Estação Brás (Jean Carlos)

A Estação Brás já conta com o sistema de tempo de espera para o próximo trem. Ainda em caráter de testes, a melhoria deverá permitir que o passageiro saiba em quanto tempo a próxima composição deverá chegar à estação.

A funcionalidade foi implantada em meio às obras de modernização e digitalização da comunicação visual da estação. Atualmente a Estação Barra Funda tem sua comunicação visual neste padrão, contando também com o sistema de tempo de espera.

Imagens recebidas pelo site mostram que os paineis já estão ativos na Linha 11-Coral. Na Linha 10-Turquesa a funcionalidade também está em fase de testes.

Tempo de espera na Estação Brás (Guilherme Forte)
Tempo de espera na Estação Brás (Guilherme Forte)

A solução de tempo de espera foi desenvolvida pelas equipes internas da CPTM. Cabe lembrar que, diferentemente do sistema CBTC, o ATC das linhas da CPTM não é capaz de fornecer tempos de viagem de forma automatizada.

Apesar disso, o sistema tem boa precisão e costuma acertar no tempo de percurso dos trens. Estas melhorias, por enquanto, deverão ficar restritas apenas às duas estações.

As concessões das linhas da CPTM para a iniciativa privada não preveem qualquer tipo de melhoria deste tipo dentro dos contratos, apenas sendo uma obrigação a substituição da comunicação visual estática para os novos padrões.

Total
0
Shares
4 comments
  1. Será que vão funcionar?

    A CPTM está tentando fazer essa “tecnologia” funcionar há 25 anos e têm falhado desde então.

    1. E nunca vai funcionar 100% sem CBTC, a viamobilidade fez o mesmo pra L8 e L9 e é impreciso, serve só pra se ter uma ideia do tempo, n como cronômetro em tempo real

    1. Creio que o principal motivo é porque as pessoas não prestam atenção quando entram no trem por costume, a plataforma utilizada é a mesma da sentido Guaianases/Estudantes, então as pessoas iriam perceber só depois do Tatuapé. Já sentido Barra Funda não tem problema, porque são as mesmas paradas.

Comments are closed.

Previous Post
Integração na Estação Santo Amaro (Jean Carlos)

Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás tem transferência parcialmente ampliada

Next Post
Terrenos que começaram a ser limpos para a obra da Linha 4-Amarela em Taboão

Metrô em Taboão da Serra tem prazo para 2029, mas governo quer antecipar entrega

Related Posts