A CPTM publicou na quinta-feira, 17 de agosto, o contrato para a prestação de serviços de gerenciamento eletrônico de documentos com o objetivo de transferir os arquivos em papel para versões digitais.
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A estatal recebeu das empresas antecessoras, bem como produziu, diversas documentações em mídia física com ênfase naquelas que foram impressas em papel. O foco é trazer toda a documentação para o formato digital.
O contrato prevê a digitalização e indexação de documentos em diversos formatos. Desde o formato de maior tamanho (A0) até os de menor tamanho (A5). Todos os documentos devem passar pelo processo de reconhecimento óptico de caracteres.
![Documento em papel utilizado na manutenção do sistema de sinalização (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Documentos-sistema-sinalizacao.jpg)
Os documentos devem ser apresentados em diversos formatos como JPEG, PDF e PDF/A. Os arquivos escaneados deverão receber tratamento de forma que estejam alinhados, sem sombras, sujeiras ou amassos.
O prazo para o cumprimento dos serviços será de 30 meses. A empresa selecionada para realizar os serviços é a GRM Gestão Documental Ltda que receberá 719,9 mil para digitalizar o acervo da CPTM.