Destaques Linha 14

CPTM tem planos de construir seu primeiro VLT

A jornal, companhia confirmou projeto de linha que ligará a região do ABC a Guarulhos
VLT deve ser o modal da Linha 14

Responsável por operar sete linhas de trem metropolitano, a CPTM pode no futuro ganhar uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O projeto funcional da Linha 14-Ônix já foi realizado e prevê um trajeto que ligará diretamente o ABC Paulista a Guarulhos.

Ao jornal Guarulhos Hoje, a companhia confirmou algumas informações a respeito da nova linha. O traçado já apareceu em alguns estudos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, mas terá alterações em relação ao mapa reproduzido abaixo, que o governo divulgou anos atrás. Uma das novidades é que a linha terá ligação com a estação Guarulhos-CECAP (Linha 13-Jade) – no mapa ela vai sai de uma estação batizada como João Paulo ao lado da Via Dutra e termina na estação Pirelli da Linha 10-Turquesa (hoje desativada).

De acordo com a CPTM, a Linha 14 deve ter um percurso utilizando vias como a avenida Monteiro Lobato, rodovia Ayrton Senna e a avenida Jacu-Pêssego. A extensão aproximada seria de 30 km.

Caso saia do papel (no momento está sem previsão), a Linha 14 faria os usuários das regiões mais populosas da Grande São Paulo (com exceção da capital) terem uma ligação direta sem a necessidade de seguirem no sentido do centro de São Paulo para então mudar de linha. De qualquer forma, será preciso esperar pelos projetos executivo e básico para que o traçado seja definido, assim como os custos da obra.

EMTU assumiria?

A escolha do VLT como modal dá indícios de que a demanda, embora considerável, não justificaria uma linha de trem ou monotrilho. O VLT seria uma novidade na empresa e o segundo no estado de São Paulo. Hoje apenas um VLT foi construído pelo estado, em Santos e São Vicente, na Baixada Santista, sob responsabilidade da EMTU, que concedeu sua operação.

Essa situação pode indicar que a Linha 14 acabe sendo repassada para a empresa irmã da CPTM.

A futura Linha 14 aparece em estudos do governo há tempos: aqui um traçado que a levava para depois do aeroporto de Guarulhos (STM)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

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  • O ideal para o trecho mesmo seria um trem…

    Mas se não for possivel que seja o VLT mesmo, o que não não ficaria nada legal seria mais um corredor de ônibus, ai é melhor nem mexer se não for pra fazer bem feito nem faça…

    Alias vou deixar uma pergunta sobre VLTs por aqui…

    Seria possivel e/ou viavel a conversão dos corredores de ônibus existentes hoje em linhas de VLT?

    Digo isso pois acho que o sistema de VLT parece dar um “ar” muito mais bonito e moderno as cidades do que os tais corredores, que particularmente acho muito feios e arcaicos.

    • Concordo. Porém ao que parece existe em SP a máfia dos ônibus que não permite a chegada dos modernos VLTs à capital paulista.

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