CPTM vai abrir novo viaduto ao lado da estação Varginha nesta quarta-feira, 11

Viaduto Paulo Guilguer Reimberg está sendo finalizado para liberar vias ao sul da futura estação da Linha 9-Esmeralda
Viaduto Paulo Guilguer Reimberg será liberado nesta quarta-feira (iTechdrones)

A CPTM vai liberar a circulação de veículos e pedestres no novo viaduto Paulo Guilguer Reimberg, em Varginha, a partir desta quarta-feira, 11.

A obra faz parte do projeto de construção da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, e é fundamental para que a extensão das vias seja concluída.

A liberação é motivada pela necessidade de concluir as obras do entorno do viaduto e da estação, já que hoje os veículos circulam por uma via provisória ao lado do viaduto.

As alças de acesso da nova avenida construída ao lado da estação, por exemplo, só poderão ser finalizadas com a remoção das pistas que estão em funcionamento hoje.

Projeto da estação Varginha, com o terminal ao fundo e viaduto do lado direito (Oficina do Desenho)

“Com 94,5 metros de extensão, o Viaduto Rodoviário Paulo Guilguer Reimberg será uma transposição rodoviária sobre a Linha 9-Esmeralda e permitirá um melhor fluxo dos veículos para à Avenida Senador Teotônio Vilela, que é o principal eixo viário da região. A Avenida Paulo Guilguer Reimberg dá acesso ao atual Terminal de Ônibus Varginha da SPTrans, localizado na interseção com a Avenida Senador Teotônio Vilela”, explicou a CPTM, que é responsável pela obra.

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A inauguração da estação Varginha deverá ocorrer ainda neste trimestre, mas a companhia não revelou uma previsão mais precisa. A demanda da nova parada é estimada em 52 mil passageiros por dia, a grande maioria por meio de integração com ônibus. Para isso está sendo construído um novo terminal ao lado da estação.

A operação de Varginha estará a cargo da ViaMobilidade, concessionária que opera as linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante.

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3 comments
  1. Eu já sabia que o viaduto já estava quase pronto com as postas asfaltadas e a sinalização viária de solo feita, mas eu não esperava que ele fosse liberado já nesta quarta dia 11/10, pensei que demoraria um pouquinho mais. Bom, o importante é que logo após a liberação do tráfego nesse novo viaduto, as vias férreas poderão avançar ao sul de Varginha para manobras e estacionamento dos trens e isso poderá até abreviar o período de operação assistida da nova estação, vamos ver como vai ficar!

  2. Ótima reportagem, com o devido esclarecimento de quem está bancando o custo destas entre outras melhorias é o Estado, mas quem leva a fama são as concessionárias!
    Mais uma vez temos o Estado bancando através da CPTM continua empregando dinheiro público em uma obra que já foi concedida para ViaMobilidade e as novas obras já eram para ficar a cargo da mesma. E material, cabos e outros comprado pela estatal e quem vai utilizar é essa empresa que está acabando com a ferrovia no estado.
    Deveria haver uma apuração rigorosa pelo MPE, uma vez que as estações da CPTM no trecho entre Ipiranga e Lapa não estão tendo as mesmas prioridades.
    Como exemplos de atitudes inconvenientes, vejamos o que já vem acontecendo com frequência em passado recente com a Linha-5, a se somar com esta que é uma concessão.
    1ª- A responsabilidade e os custos pela adaptação dos trens fabricados pela Alstom (Alstom-Metrópolis), mais conhecidos como Frota F para operar com o sistema CBTC-Controle de Trens Baseado em Comunicação em substituição ao ATC nos trens antigos pela atual Frota P, fabricada pela CAF deveria ser da concessionária, no entanto os custos e a administração desta modernização foi bancada pelo Metrô.
    2ª- Também as instalações das portas de todas estações desta Linha 5-Lilás ficaram a cargo do Metrô.
    3ª- Recentemente mais este upgrade na instalação do reforço em toda a extensão da Linha 5-Lilás, em que foram usados ~48 km de cabos para proporcionar uma melhoria no sistema de distribuição da alimentação elétrica.
    4ª- Lembrando que ambas estações de Vila Natal e Varginha das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade também foram bancadas pelo Estado. Chama a atenção que primeira estação entregue, Mendes-Vila Natal, só começou a funcionar em julho de 2022, embora o ex-governador João Doria já tivesse “inaugurado” um ano antes sem que estivesse de fato pronta, e agora mais um termo aditivo nº 4 aumentou o valor das obras em R$ 6 milhões, com o prazo de entrega da estação previsto para o segundo semestre de 2023.
    5ª Temos investimento na estação Paulista da concessionária da Linha 4-Amarela que já conta com um novo acesso. Trata-se da saída para a rua Bela Cintra foi mais uma vez realizado e bancado pelo Metrô que desembolsou cerca de R$ 2,5 milhões na realização destas obras.
    6ª Agora novamente CPTM está a cargo das obras de expansão da Linha 9-Esmeralda até a estação Varginha. Além da construção da estação, a estatal também está sendo responsável pela construção das intervenções viárias que possibilitarão melhorias no trânsito, entre estas melhorias é o novo viaduto Paulo Guilguer Reimberg.
    Estas atitudes de se entregar o filet mignon e ficar com o osso é a repetição do Estado subsidiando o privado tanto na construção quando no subsídio das passagens dando lucro aos acionistas com a falácia que é para beneficiar a população, enquanto as estações da CPTM a maioria em estado precário, e nenhuma estação entre Ipiranga e Lapa reformadas, e ainda pretendeu levar a “cracolândia” para o Bom Retiro ao invés de construir a estação de mesmo nome, ou seja se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará ficar reclamando.
    Este foi o padrão PSDB de concessões perdulárias nos quase trinta anos de governo e que está tendo plena continuidade e sendo devidamente ampliada com Tarcísio dos Republicanos.

    1. Cara, quando houve a concessão da Linha 9 para a Via Mobilidade, já estava no contrato que as estações Vila Natal e Varginha seriam terminados pela CPTM e entregue para a Via Mobilidade, pois já estavam sendo construídos antes da concessão sequer se planejada, sendo que essas duas estações já estavam no PAC da Dilma para a copa do mundo.

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