A CPTM, com vistas a melhorar suas condições econômicas, realizará a exploração comercial da sua rede de dutos subterrâneos.
A ferrovia ao longo de toda a sua extensão possui uma rede de dutos subterrâneos que dão suporte à transmissão de informações do sistema de sinalização e dados. Tal estrutura é imprescindível para a operação.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Visando obedecer as metas de inovação e geração de receita, a companhia pretende realizar ainda em 2023 o contrato de concessão da sua rede de túneis subterrâneos.
Essa rede percorre toda a malha ferroviária da empresa, simbolizando centenas de quilômetros úteis que podem ser utilizados para a geração de receitas.
As principais empresas que podem ter interesse em utilizar-se dessa infraestrutura são as do ramo de telecomunicações. Tais entidades dependem da transmissão de dados por meio de, por exemplo, fibras ópticas.

A proposta une o útil ao agradável. Ao mesmo tempo em que as empresas de telecom precisam de espaços seguros para implantar suas redes, a CPTM consegue ceder tais espaços minimizando o investimento privado e capitalizando a cessão de sua infraestrutura.
Neste momento ainda não existem informações de quais trechos serão cedidos e quais os requisitos para obter a concessão destas áreas. Fato é que a exploração desta estrutura exclusiva poderá minimizar a dependência da empresa dos cofres do estado.