CPTM vai reformar estações Santo André e Mauá, da Linha 10-Turquesa

Paradas irão passar por melhorias de acessibilidade nos moldes do que foi feito em São Caetano do Sul, entregue nesta quinta-feira, 20
Estação Santo André (Jean Carlos)

A CPTM deve lançar o edital de obras de modernização e acesssibilidade das estações Santo André e Mauá ainda em 2023. Foi o que revelou o presidente da companhia, Pedro Moro, segundo o Diário do Grande ABC.

A declaração ocorreu durante o evento de entrega das obras de melhoria da estação São Caetano do Sul, na quinta-feira, 20. A companhia tem feito intervenções mais simples para tornar as estações da Linha 10-Turquesa mais funcionais e acessíveís em vez de grandes obras de reforma.

“A estação de Santo André tem um porte superior, como é São Caetano, então é uma obra um pouco maior para se atender. Será refeita em cima da própria estação, mantendo o aspecto do local, mas totalmente moderna”, disse Moro.

Vale lembrar que Santo André receberá no futuro a Linha 20-Rosa, em projeto, e terá de passar por obras de adaptação para se conectar à parada subterrânea planejada.

Outra mudança prevista, também em horizonte ainda não definido, é a concessão da Linha 10 juntamente com o TIC Eixo Sul, de trem regional até a Baixada Paulista.

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Passarela de ligação entre as plataformas de São Caetano (Jean Carlos)

Na ponta do ramal será refeita também a estação de Mauá e a construção de uma nova parada em Rio Grande da Serra. Nesse caso, o projeto está sendo bancado pela concessionária de carga MRS e ficará localizado próximo ao terminal de ônibus da cidade. Com isso será eliminada do trajeto uma passagem de nível, que só ficará no trecho onde passam os trens de carga.

A obra em São Caetano incluiu “melhorias nos pisos, iluminação, sonorização e pintura das quatro plataformas da estação, além da passarela metálica que liga todas as plataformas, que possuem quatro elevadores, sistemas de iluminação e sonorização. A CPTM também investiu em novos sanitários acessíveis, na pintura das escadas de acesso ao túnel com instalação de novos corrimãos, e na comunicação visual para pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade“, segundo a CPTM.

Além de São Caetano, a CPTM entregou as obras de acessiblidade nas estações Utinga, Prefeito Saladino e Capuava.

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4 comments
  1. São Caetano melhorou, mas faltou as escadas rolantes.
    Agora, não faz mais sentido reformar estações com o dinheiro do contribuinte para depois entregar para a CCR. Ou talvez a estratégia seja essa mesmo, né?!

  2. Lembro muito bem dos projetos de arquitetura das estações dessa linha. Divulgaram muito nas campanhas psdbistas. Tanto dinheiro gasto com projetos que foram para a lata do lixo.

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