CRRC apresenta primeiro trem de metrô em fibra de carbono no mundo

Composição alia alta resistência com leveza gerando economia de energia. Unidade deverá operar no metrô de Qingdao na China

Novo trem fabricado com fibra de carbono na China (Xinhua)
Novo trem fabricado com fibra de carbono na China (Xinhua)

A tecnologia no desenvolvimento de trens mais modernos e sustentáveis está a pleno vapor na China. A mais recente novidade é o trem fabricado pela CRRC com estrutura em fibra de carbono.

Segundo informações divulgadas pela rede de notícias Xinhua, a composição CENTROVO 1.0 tem a estrutura da caixa, e inclusive do truque, feita com materiais compostos de alta resistência.

O material, além de ter grande resistência à compressão, tração e cisalhamento, é muito mais leve do que materiais semelhantes como o aço, geralmente empregado na fabricação de trens.

Em geral, os trens têm caixas 25% mais leves, enquanto os truques têm 50% menos peso do que os convencionais. A massa total da composição é, em geral, 11% mais leve do que nos modelos padrão.

Truques são 50% mais leves (Xinhua)
Truques são 50% mais leves (Xinhua)

Uma maior leveza da estrutura principal do trem representa ganhos em termos energéticos, já que serão despendidos cerca de 7% menos energia para tração, reduzindo emissões de poluentes.

A alta resistência da fibra de carbono poderá significar também uma maior durabilidade dos trens, dada a sua longevidade estrutural e menores custos com manutenção.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os novos trens foram produzidos na mesma fábrica que a Série 2500 da CPTM e deverão operar no metrô de Qingdao, na China.

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mickey
Mickey
11 meses atrás

O design dele é muito bonito! Gostei bastante!

Matheus
Matheus
11 meses atrás

Que modelo lindo, esse tom escuro combinou muito e por dentro também, a máscara muita linda, gostei bastante.

Celso Jorge
Celso Jorge
11 meses atrás

Os novos trens que o Metrô, a CPTM e futuras concessionárias vierem a encomendar deveriam ser com esse material para as caixas e truques, acho que poderiam dar certo por aqui também!