Duas linhas da CPTM deverão receber o sistema CBTC até 2026

Linhas 10-Turquesa e 11-Coral terão sistema de controles mais modernos. Linha 12-Safira terá tecnologia de operação automática até 2025
Sistema de sinalização será modernizado (Jean Carlos)
Sistema de sinalização será modernizado (Jean Carlos)

O sistema de sinalização, atrelado ao sistema de energia, permite uma operação cada vez mais célere, aumentando a oferta de lugares. A CPTM pretende concluir uma série de novos sistemas nas Linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira ao longo dos próximos anos.

No evento Fórum de Debates – Ferrovias em Foco foram divulgados novos prazos para a conclusão desses empreendimentos. Corroborados também pelo plano de negócios 2023-2027, a empresa deverá fazer melhorias em quatro linhas.

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Em 2023 a CPTM deverá concluir a implantação do sistema ATO na Linha 9-Esmeralda. Apesar de operada pela ViaMobilidade, a finalização do sistema ficou contratualmente a cargo da estatal.

Sistema de sinalização será atualizado na Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)
Sistema de sinalização será atualizado na Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)

Para o ano de 2024/2025 será a vez de finalizar o sistema ATO da Linha 12-Safira. As obras deste sistema já duram diversos anos e pela primeira vez um prazo mais factível é dado pela empresa.

Em 2025 o sistema de controle CBTC será finalizado na Linha 10-Turquesa. Atualmente as obras de implantação tiveram seu ritmo acelerado naquela região.

Cronograma pra implantação do sistema de energia (CPTM)
Cronograma pra implantação do sistema de sinalização (CPTM)

Por último, já em 2026, a CPTM finaliza a implantação do sistema CBTC na Linha 11-Coral. A mudança permitirá a diminuição dos intervalos e aumento da oferta de trens sem abrir mão da segurança operacional

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  1. Duvido, pois isso vem se arrastando desde que foi criada a CPTM, enquanto isso quem sofre são os usuários pois diariamente estes trens mais parece tartarugas!

  2. Justamente quando o infeliz governador quer doar tudo aos amigos que as melhorias apareceram. Uma vergonha o que está sendo feito em SP.

  3. como é excelente privatizar e usar os recursos que estao sendo pagos para finalmente resolver questoes obvias e que ninguem resolvia
    Coisas obvias- que nenhuma gestao tomava acao
    por isso mesmo e que recursos privados sendo pagos,, é a melhor solucao pra tudo que o estado so degenera ou nao cuida

    1. Nenhuma dessas obras é bancada por empresas privadas, nenhuma dessas melhorias foi encomendadas visando privatizações, todas essas melhorias foram projetadas, contratadas e implatadas sob a gerência da cptm, nenhuma empresa privada sequer investiu no transporte paulista, tire as bolas da privatização da sua boca, elas não fizeram nada pelo transporte paulista até hoje, depois que a L6 inaugurar aí sim você terá algum exemplo talvez de sucesso de investimento privado nessa cidade

  4. Esse é o cronograma dos sonhos, porém difícil de acreditar. Mas temos visto a CPTM trabalhar nas reformas meia cuié das estações da Linha 10 e na extensão da Linha 13.

    Mas a impressão que tenho é que o governador “técnico” quer jogar todas as obras, extensões, expansões, reformas da CPTM para justificar as privatizações. Aí os emocionados, como o amigo mais acima, fazem justamente isso: associam obras que estão no cronograma a anos com a privatização.

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