Estação Barra Funda: Veja as melhorias previstas na concessão das linhas 11, 12 e 13
Futura concessionária deverá implantar contadores de passageiros na estação e realizar obras de acessibilidade na área paga e gratuita do terminal ferroviário.

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade devem trazer uma série de novos investimentos nas estações. Na Estação Barra Funda, as principais mudanças deverão contemplar itens de acessibilidade.
O site iniciará uma série de matérias sobre as reformas nas estações. Iniciaremos pelo Empreendimento EST 001 – Reforma da Estação Palmeiras-Barra Funda. A estação tem demanda de 76,1 mil passageiros e área de 48,7 mil m²
A estação tem como itens mandatórios:
1 – Terminal do serviços Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto
2 – Segregação da comunicação visual e sonora dos dois serviços
3 – Implantação de um sistema para contagem de passageiros na transferência

Obras
As intervenções na Estação Barra Funda se resumem basicamente às melhorias de acessibilidade no acesso e no interior da estação.
No acesso sul estão previstas melhorias como troca de pisos, adequação de rotas táteis, melhorias nas faixas de pedestres (com guia rebaixada) e vaga preferencial.

No interior da estação as ações são parecidas, com a complementação de rotas táteis em alguns pontos da área paga e da área livre. Na área das plataformas reparos pontuais nos elevadores e escadas fixas serão necessários.
Nos ambientes internos está prevista uma reorganização de salas operacionais para permitir a implantação de vestiários acessíveis.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 deverá ser realizada no primeiro semestre de 2025.
a teoria na pratica é diferente.
Isso é a expectativa, já a realidade sabemos como vai ser… passagem mais cara, atrasos, acessos bloqueados, limpeza precária, interrupções no serviço e acidentes.
“Contadores de passageiros” que só vão servir para as concessionárias ganharem ainda mais.
Interessante, mas sabe quem também usa contadores de passageiros ?
As linhas do Metrô, principalmente aquelas que tem sistema de transferência “gratuitas” para outras linhas do próprio sistema de da CPTM, isso é o método para se contar quantos usuários passam pelas transferências “gratuitas”, mas ao seu ver, é só para concessionarias ganharem mais, boa logica, só perdeu para o silencio.
quem vai ficar com a estacao barra funda ?
viamobilidade
tictrens
metro
nova concessionaria
Sua pergunta ja contem a resposta. Alias Barra Funda sempre foi compartilhada, desde a inauguração.
A concessão é o caminho inevitável. O problema é a maneira como acontece as coisas.
Pq diabos não concederam a linha 10 junto com a linha 7 numa coisa só?
Funciona muito melhor da maneira como está
Pq o governo estava desesperado pra por um trem pra campinas, e aparentemente seria mta coisa pra uma concessionária operar a linha entre Campinas e Rio Grande da Serra.
Alem disso, o governo tinha esse fetiche do expresso aeroporto indo ate barra funda.
Somando as duas coisas, resulta no cenario que a gente viu:
-> linhas 7 e 10 sendo capadas
-> linha 11 expandida pra barra funda
-> expresso aeroporto ate barra funda
Eu concordo? Não. Mas é assim que aconteceu
Simples: o projeto da linha do TIC Eixo Norte (Campinas- São Paulo), juntamente com o TIM (trem Intra-Metropolitado) Jundiaí-Campinas já tem seu custo elevado, se fosse colocar no pacote a linha 10-Turquesa junto com a linha 7-Rubi, seria um custo mais elevado ainda, fora que a concepção do TIC e do TIM já estavam atrelados a linha 7-Rubi, já que a época que o projeto foi criado na época que as linhas eram divididas, ou seja, até então, ainda não existia o serviço 710, agora imagine tentar conceder uma linha que desse a obrigação de fazer dois novos serviços e ainda ter que operar duas linhas juntas, nenhum grupo iria querer investir nisso, embora isso represente o fim de um sistema, se ganha duas novas linhas, e como diria uma frase antiga: “nem tudo que queremos, podemos ter”, porem, tem o ônus, e tem o bônus, fora que, isso abre espaço para uma futura concessão da linha 10-Turquesa, com a adição de construção da linha 14-Onix