Estação Guaianases é foco de melhorias na Linha 11-Coral

Uma das paradas mais movimentadas do ramal tem sido motivo de ações da CPTM para aprimorar condições de atendimento dos passageiros
Estação Guaianases, principal alvo de melhorias (Jean Carlos)

A Linha 11-Coral recebeu e tem sido alvo de uma série de investimentos que visam melhorar a qualidade das viagens para os passageiros. Na nossa primeira matéria, discutimos as ações na manutenção e agora observamos os projetos para a operação.

Uma das estações mais importantes da Linha 11-Coral é a de Guaianases. Localizada no extremo leste da cidade de São Paulo, a parada é uma das mais movimentadas da linha.

Troca de pisos

Apesar de sua importância, a estrutura desta estação precisava de melhorias. Algumas ações que estão em execução são a troca de pisos. O revestimento em borracha está sendo substituído por pisos de granito com maior durabilidade.

Esta ação está sendo realizada em outras estações como Brás e Barra Funda, paradas ferroviárias com grande movimentação de passageiros. O alto fluxo demanda que materiais mais resistentes e seguros sejam aplicados ao piso.

Para que a troca de piso possa ser executada de forma rápida são necessárias interdições temporárias e parciais na estação durante o horário de funcionamento. Isso garante que os prazos possam ser cumpridos.

Além disso, estão sendo realizadas na estação Guaianases ações para troca de lâmpadas e também da comunicação visual. As luminárias serão atualizadas com modelos em LED mais econômicas.

Linhas de bloqueio

Uma das reclamações mais recorrentes na estação era a lotação na entrada que gerava grandes filas. Uma análise foi realizada na linha de bloqueios existente para identificar possíveis soluções.

A equipe da engenharia de operações realizou estudos onde foi possível adicionar dois novos bloqueios na entrada da estação. Estudos simulados atestam melhoria no trânsito dos passageiros. Quando a ação foi aplicada na estação, os mesmos resultados foram observados, solucionando o problema.

Novos bloqueios instalados na estação (Jean Carlos)

Por meio das melhorias, um dos acessos da estação, que anteriormente era fechado, pode ser reaberto. Os novos bloqueios podem ser utilizados tanto para entrada como para a saída de passageiros, conforme a demanda.

Um dos problemas relacionados ao acesso à estação envolve a troca da tecnologia de bilhetagem, do Edmonson para o QR Code. 

No início o QR code chegou a gerar alguns problemas, mas com a gradual evolução da tecnologia, a leitura dos códigos se tornou mais rápida.

Linha de bloqueios da estação (Jean Carlos)

Acessibilidade e terminal de ônibus

Apesar da estação Guaianases ser acessível, uma vez que possui rampas de acesso que estão dentro das normas técnicas, há uma necessidade de aprimorar ainda mais o fluxo de passageiros.

Para isso projeta-se no futuro a implantação de novas escadas rolantes na área paga da estação que permitirão melhorar o conforto no deslocamento dos passageiros.

A estação também possui integração com o terminal de ônibus existente. O complexo foi construído pelo Metrô na ocasião da construção da estação ferroviária e hoje é administrado pela CPTM em termos de segurança e manutenção. As linhas de ônibus são de responsabilidade da SPTrans.

Estação antiga

A antiga estação de Guaianases, que ainda tem o mezanino preservado, foi cedida para a prefeitura de São Paulo. A parte inferior da estação, onde estavam alocados as plataformas e escadas, praticamente demolidas, deverão passar por intervenções.

Estação Guaianases antiga (Jean Carlos)

 

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