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Estação Penha da Linha 11-Coral começa a surgir nas obras da Linha 2-Verde

Consórcio responsável pelas obras realiza fundações da plataforma da nova parada, que terá ligação subterrânea com a extensão da Linha 2 do Metrô

Futura estação Penha da Linha 11-Coral começa a tomar forma (iTechdrones)

Um novo vídeo do canal iTechdrones, parceiro do site, revela avanços significativos na construção da Estação Penha da Linha 11-Coral, da CPTM.

A futura parada do ramal de trens metropolitanos faz parte do escopo da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha e irá facilitar a conexão dos passageiros com o restante da malha metroferroviária.

Ela está sendo implantada em paralelo com a estação Penha da Linha 3-Vermelha e será em superfície. Mas o acesso à Linha 2 ocorrerá no subsolo.

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O túnel de ligação sendo construído (iTechdrones)

É possível inclusive visualizar o túnel de ligação com a estação subterrânea da Linha 2. Por isso, os trabalhos têm se concentrado na concretagem das paredes do piso subterrâneo da parada da Linha 11. Há várias ferragens no canteiro de obras sendo manejadas pelos funcionários.

As obras da estação Penha estão entre as mais impressionantes da extensão, diante do seu porte e complexidade, como o desvio de um canal local.

Lajes da estação Penha em construção

Por falar nisso, os trabalhos na imensa vala onde ficarão as plataformas e mezaninos já conta com a preparação para a construção do piso acima de onde passará o tatuzão.

Laje acima das plataformas será concretada em breve (iTechdrones)

O consórcio também já está levantando as paredes definitivas da estação enquanto se espera que a tuneladora conclua a escavação dos túneis do primeiro trecho, entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini.

A segunda partida do tatuzão ocorrerá possivelmente a partir da própria estação Penha. Isso porque a Vala Penha, mais ao norte, só será usada caso as obras do trecho até Guarulhos seja iniciado até lá.

 

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Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
1 ano atrás

Espero que seja ampliada a capacidade do terminal norte da estação, pois a demanda que deverá vir através das linhas dos extremos da ZL e as metropolitanas de Guarulhos vai concentrar um grande hub de conexões na Penha. Uma pena o lado Sul não ter uma estrutura adequada para as linhas.

E acredito que a Penha da L11 pode pôr fim à restrição de horários na integração em Itaquera, e no Tatuapé.

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Gabriel Nascimento

Não há necessidade de ampliação em Penha, considerando que Carrão Norte é ocioso e no futuro haverá o terminal Tiquatira/Gabriela Mistral que concentrará as linhas metropolitanas de Guarulhos.

E a abertura de Penha na Linha 11 não altera a restrição de horários em Tatuapé e Itaquera. Sem essa restrição, a Linha 3 não consegue operar adequadamente.

Gabriel Nascimento
Gabriel Nascimento
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Realmente, Ivo, o terminal Carrão Norte pode ser melhor utilizado, assim como algumas linhas do eixo Amador Bueno da Veiga podem ser seccionadas na Vila Matilde. Com a expansão da L2, acredito que a EMTU possa criar uma única troncal entre Gru e Penha, e possivelmente as existentes hoje sendo repassadas ao sistema municipal e seccionadas na estação Dutra.

Agora em relação a restrição de horários da integração em Itaquera e Tatuapé, eu discordo em parte, vejo que a mesma demanda que pegaria a L3 em Itaquera, pode embarcar na Penha já que seria apenas uma estação de diferença. No Tatuapé até poderia manter para controlar a demanda da L12.

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Victor, sua obsessão pela (não) expansão da Linha 2 gera textos incompreensíveis.

Você usa argumentos passionais, apela para o lado pessoal e chama isso de argumento técnico?

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
1 ano atrás
Responder para  Gabriel Nascimento

Também espero (e muito) que as restrições de integração em Itaquera e Tatuapé caiam por terra. Elas faziam muito sentido num passado, quando o serviço da CPTM era “precário”, com altos intervalos, trem velhos e sem conforto, o que, naturalmente, incentivava os passageiros a se transferirem ao Metrô. Hoje, isso não se aplica mais. Apenas o tempo para o passageiro descer da Linha 11, por exemplo, fazer a baldeação em Itaquera e aguardar o metrô, já é suficiente para o trem andar alguns quilômetros adiante…

Fora que essa restrição prejudica quem realmente precisa da integração (e não poucas pessoas). Nas proximidades da estação Carrão existem 3 universidades (Unicid, Unip e Fatec), onde grande parte dos alunos vem do extremo leste e perdem muito tempo indo até o Brás para voltar ao Carrão pela Linha Vermelha.

Celso Jorge
Celso Jorge
1 ano atrás

O lado Sul da estação será atendido pelo BRT da Radial, vão ter que fazer as adaptações na área e isso vai ampliar a integração.