Tatuzão da Linha 2-Verde conseguiu escavar quase 30 metros em apenas um dia

Até sábado, 10 de fevereiro, tuneladora “Cora Coralina” já havia avançado 464 metros em direção à futura estação Vila Formosa
Túnel da Linha 2-Verde
Túnel fabricado pelo tatuzão da Linha 2-Verde (CML2)

As escavações da tuneladora Cora Coralina, da Linha 2-Verde do Metrô, atingiram um marco impressionante, segundo  uma das empresas do consórcio CML2.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, o maior tatuzão já usado no Brasil conseguiu avançar 28,5 metros, praticamente o dobro da média esperada para um dia.

De acordo com a empresa, o equipamento instalou 19 anéis, ou seja, quase um por hora, contando um trabalho ininterrupto.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Desde que partiu no final de novembro do ano passado, o tatuzão já construiu 463,5 metros de túneis da extensão da Linha 2-Verde que irá de Vila Prudente à Penha na primeira fase.

O shield estaria a cerca de 150 metros de atingir a parede do poço da futura estação, o que significa que a primeira etapa pode ser concluída até o final deste mês.

A S.A Paulista divulou uma ilustração que mostra o avanço da tuneladora. O site a aplicou a uma imagem de satélite mais ampla, que mostra todo o caminho a partir do Complexo Rapadura (veja abaixo).

Avanço da tuneladora Cora Coralina
O avanço da tuneladora Cora Coralina até 10 de fevereiro (SAP/MC)

Escavação em duas fases

Ao contrário dos dois tatuzões da Linha 6-Laranja, que escavam em sentido contrário, a tuneladora Cora Coralina é responsável por toda a construção dos túneis de quase 8 km de extensão.

A estratégia adotada pelo Metrô envolve duas etapas de escavação, a primeira entre o Rapadura e o poço Falchi Gianini, passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato.

Depois disso, a máquina será demonstada e levada para a Penha, de onde partirá em direção ao Complexo Rapadura novamente. No caminho ela passará por Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

A previsão do governo é que o primeiro trecho seja entregue em 2026 e o segundo em 2027.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Sera que essa tuneladora é mais rapida por ser maior?
    espero que fure essas 4 primeiras estaçoes no decorrer desse ano e do proximo
    Queria informações aqui no site de como estação as obras do tunel de pedestres entre as estações paulista e consolação.

  2. Seria essa a marca mais rápida de um tatuzão já usado no Brasil? Ou em São Paulo? Todas as previsões que vi dos tatuzões recentes previam médias até 16m, como pode dobrar a média prevista?

  3. Muito bom. Provavelmente, o tipo de solo da região contribuiu para que o “tatuzão” avançasse dessa maneira. Assim, pode-se realmente chegar até o fim do ano na Vila Prudente. Qto ao prazo de 2026 (1o semestre) para inaugurar a 1a. fase (Vila Prudente até Vila Formosa), é muito plausível, lembrando que é ano eleitoral e, perder essa oportunidade, seria desastroso para quem está no governo e queira reeleger. Tudo caminhando satisfatoriamente.

  4. Ricardo. No texto vc diz, sábado, 8 de fevereiro atingiu….Pergunto: O “tatuzão” atingiu essa marca no sábado, dia 10 de fevereiro, ou quinta feira, dia 8 de fevereiro?

    1. Oi Vlamir, viajei…o recorde foi atingido na quinta-feira, 8, e a distância percorrida é do dia 10. Vou corrigir o artigo. Obrigado!

Comments are closed.

Previous Post
ViaQuatro obteve lucro em 2023 (Jean Carlos)

ViaQuatro tem lucro de R$ 765 milhões em 2023 após reequilíbrio de contrato da Linha 4-Amarela

Next Post
ViaMobilidade obteve lucros em 2023 (Jean Carlos)

Ajuste contratual entre governo e ViaMobilidade na Linha 5-Lilás garantiu lucro de R$ 268 milhões em 2023

Related Posts