Estação Penha da Linha 2-Verde começou a ter a vala de fundo concretada

Obras na futura ligação com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral seguem em ritmo acelerado, com a construção de prédios técnicos. Entrega é prevista para 2026
Fundo da vala da estação Penha da Linha 2 (Reprodução/redes sociais)

A estação Penha da Linha 2-Verde é certamente a que mais trará impacto aos passageiros quando for aberta, a princípio no final de 2026. Futura ligação com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, a imensa estação permitirá que parte dos usuários possa seguir viagem para a Zona Sul da capital ou chegar à região da Paulista com mais conforto.

Mais importante que isso é ajudar a desafogar o eixo formado pelos dois ramais, que percorrem a Zona Leste e municípios como Suzano e Mogi das Cruzes. Por tudo isso, a dimensão do projeto chama a atenção.

A estação ficará a 24 metros abaixo da superfície e para isso está sendo escavada uma enorme vala a céu aberto. A novidade é que o consórcio CRASA-Ghella-Consbem já atingiu o fundo da vala e iniciou a preparação da área por onde o tatuzão será rebocado quando escavar os túneis até o local.

Edifícios técnicos das linhas 11-Coral e 2-Verde da estação (iTechdrones)

Imagens aéreas do canal iTechdrones também revelam o avanço na construção de prédios técnicos na superfície, o maior para a Linha 2-Verde e o menor, para a Linha 11-Coral, da CPTM.

Segundo informações do consórcio, a estação Penha da Linha 2-Verde terá 17,5 m² de área construída enquanto a parada da Linha 11-Coral, 7 mil m². Apesar do avanço, a conclusão das obras depende da passagem da tuneladora pelo nível onde ficarão as plataformas.

Vala Penha, onde o tatuzão dará início à segunda fase de escavações (iTechdrones)

Essa fase, entretanto, deve demorar bastante já que o TBM (Tunnel Bore Machine) só chegará em Penha após concluir a escavação dos túneis do primeiro trecho, entre Vila Formosa e Orfanato. Só então ele será desmontado e levado para a Vala Penha, ao norte da estação Penha, onde partirá novamente em direção ao Complexo Rapadura.

A previsão é que a escavação do primeiro trecho tenha início em meados do segundo semestre deste ano.

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3 comments
  1. Alguma especulação sobre as escavações começarem pela Penha para tentar tirar o atraso da chegada da tuneladora?

  2. Após a inauguração de Penha, não vai fazer mais sentido Metrô e CPTM cobrarem integração em Corinthians – Itaquera e Tatuapé. Estou torcendo para que isso caia.

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