Estação Sé, a maior do Metrô, começa a receber portas de plataforma

Outras duas estações, Santa Cecília e Marechal Deodoro, seguem com os trabalhos preparatórios. Equipamentos visam promover maior segurança à operação
Estação Sé (Jean Carlos)
Estação Sé (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo está preparando três estações da Linha 3-Vermelha para receber portas de plataforma. Enquanto Santa Cecília e Marechal Deodoro começam com trabalhos brutos, a Estação Sé, a maior do sistema, iniciou suas atividades.

A implantação do sistema de portas de plataforma visa promover maior segurança aos passageiros, bem como aumentar a velocidade operacional dos trens na região das plataformas.

Segundo o relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo para o mês de janeiro, a Estação Sé passa pela remoção das interferências existentes na via e plataformas.

Estação Sé recebendo primeiras atividades (CMSP)
Estação Sé recebendo primeiras atividades (CMSP)

A remoção se deve ao fato de que as plataformas serão parcialmente cortadas dando lugar a pilares de sustentação dos equipamentos. Antes de sua instalação é importante remover cabos e tubulações existentes.

Já nas estações Santa Cecília e Marechal Deodoro ocorre a etapa de corte das plataformas para adequá-las aos novos módulos.

Atividades nas estações Santa Cecilia e Marechal Deodoro (CMSP)
Atividades nas estações Santa Cecilia e Marechal Deodoro (CMSP)

A implantação das portas de plataforma ocorre através de simples montagem. Elas já vêm “pré-montadas” de fábrica sendo necessário apenas encaixá-las nas áreas previamente selecionadas.

Posteriormente ocorre a montagem elétrica, testes de comissionamento e operação. No futuro, as portas estarão aptas a funcionarem em sincronia com o sistema CBTC, tornando-as mais eficientes.

A implantação das portas de plataforma da Linha 3-Vermelha é de responsabilidade do Consórcio Kobra, que também deverá implantar as fachadas nas estações da Linha 1-Azul no futuro.

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  1. A única coisa que me incomoda nas PSD’s do Metrô, é que elas tem praticamente o dobro do tamanho das portas da maior parte dos trens e eles acabam não ficando centralizados nas portas.

    1. Foi a solução adotada, todos os trens tem variação na posição das portas, diferente de uma Linha 4 ou Linha 5 (e nessa última, tem o mesmo problema com a Frota F, que fica desalinhada)

  2. A única questão não solucionada é: vão instalar as PSD’s no restante da linha 2 ou só nas estações de integração?
    Não faz sentido, a linha não pode operar com GOa4 sem as portas em todas as estações…
    Acredito ser viável fazerem um aditivo com o consórcio para essas estações em questão.
    O seite poderia cobrar uma posição da CMSP, STM, SPI…

    1. É apenas mais uma das gritantes provas da falta de planejamento do metro. Começaram a instalação das portas na unica linha que ainda nao tem CBTC operacional, e estao deixando estacoes da unica linha que sera convertida em goa4 de fora!
      O ideal seria ter comecado pela linha 1 pois possui boa relação entre cbtc e demanda alta, depois na linha 2 em preparacao ao goa 4 e por ultimo a linha 3, para ficar pronto mais ou menos na epoca do cbtc

      1. A falta de planejamento é enorme, deveriam ter feito o contrato com os dois serviços, CBTC + PSDs.
        Difícil defender o metrô estatal viu

    2. “Gênio” é quem criou essa licitação com apenas duas estações da linha verde, ao invés de colocar todas as demais juntas. Nem sei qual foi a desculpa para que não adicionar oito estações a esta licitação, sendo que colocaram duas da linha verde, sendo que uma nem faz baldeação com as linhas 1 ou 3.

    3. Todas serão contempladas. O Consórcio Kobra irá instalar em Paraíso e Consolação e a Agis irá instalar nas estações faltante e nas novas estações até Penha.

    4. O contrato de sistemas da L2 verde até penha incluí as portas em todas as estações se não me engano, ou seria incluído na expansão até dutra, mas foi pensado nisso já, será incluído em licitações exclusivas da L2

  3. Seria legal se vocês colocassem um mapa mostrando quais estações já tem portas funcionando, quais estão em implantação e quais ainda faltam. Fica a dica.

  4. portas que nao tem sincronia com as portas de trens, causando perda de tempo na viagem
    sistema ainda nao totalmente implantado
    e a proposito – a bizarrice – voce traz as portas como “desculpa” para segurança. Mas nenhuma das estacoes de meior tumulto ou demanda (integraçoes), foram as essenciais/prioritarias em receber as mesmas.

    Tem que privatizar mesmo !!!
    má gestao e mal planejamento publico é osso !!!!

  5. República e Brás são mais urgentes que Santa Cecília e M. Deodoro, difícil entender os critérios do cronograma de PSD.

    1. O critério é facilidade de implantação, foi implantado primeiro em estações mais fáceis, agr vem as mais difíceis e se nota q na vdd farão provalmente todas do trecho subterrâneo ao mesmo tempo, uma vez q somente marechal pode ser isolada do carrossel, as outras 3 serão prejudicadas caso seja necessário isolar uma das plataformas, obrigando os trens a circular de santa Cecília a sé em vis singela, um trecho mto carregado e relativamente longo

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