Estação Varginha tem canteiro de obras mais “limpo”. Terminal de ônibus vê primeira máquina trabalhando

Única nova estação a ser inaugurada em 2023, parada da Linha 9-Esmeralda já conta com boa parte do viário e segue na reta final do acabamento. Viaduto também avança
Estação Varginha em agosto de 2023 (iTechdrones)

Os futuros passageiros que usufruirão da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, já devem estar empolgados com o que se vê nas obras da futura parada. Após anos de lentidão, os trabalhos ganharam ritmo e estão na reta final, como relatou anteriormente este site.

Em nova visita ao local, o canal iTechdrones confirmou que as várias frentes das obras estão evoluindo a contento, com o viaduto rodoviário ao sul prestes a ter suas vigas lançadas, o corpo da estação em fase de acabamento e o acesso único no momento recebendo estruturas metálicas e outros detalhes.

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O novo viário também ganha forma, dando um aspecto mais limpo ao empreedimento. O pioneiro edifício técnico, herança do consórcio anterior, também está mais perto da conclusão, com a cobertura recebendo material de impermeabilização.

A grande novidade, no entanto, é que finalmente a obra paralela do terminal de ônibus teve início. Contrato fechado à parte pela CPTM, o projeto prevê um terminal anexo à estação, localizado do lado leste das vias da Linha 9.

O sobrevoo do canal flagrou uma máquina realizado a terraplanagem do terreno, mas ainda sem a mobilização de fato do canteiro.

A CPTM, responsável pela obra, fala em entregar a estação em operação assistida neste semestre, mas não arrisca uma data mais exata. Varginha será operada pela ViaMobilidade, concessionária que assumiu o ramal em janeiro de 2022.

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8 comments
    1. pode até ser feia, mas eu queria muito uma estação feia dessas da CPTM com um terminal de ônibus em anexo no lugar do terminal Ferrazópolis em São Bernardo. trocar um terminal feio por uma estação feia me parece vantajoso

    2. Eu concordo. E não é por custos, pois daria para fazer algo melhor com os mesmos custos ou menos, mas arrisco a dizer que talvez foi “preguiça”, fazer algo bonito necessita de uso de massa cinzenta. Então eles pensaram em não pensar muito: “perde tempo em implantar algo mais bonito para um lugar com entorno que é desprovido de beleza é desnecessário, qualquer coisa está bom.”

    3. Sérgio, importante é atender as demandas da população no território e com transportes que se completam.

  1. Deveriam estender a linha até Parelheiros para enfim atenderem a maior parte da população da ZS.

  2. Isso nunca irá acontecer, segundo um estudo da Emplasa, um trem para Parelheiros iria facilitar ainda mais a ocupação da região e destruir completamente os mananciais. Com isso, 9 milhões de pessoas na RMSP perderiam o acesso a água potável e o estado teria que gastar dezenas de bilhões de reais para coletar água de outras regiões para atender a população.

    1. Um estudo da Emplasa ou votos. Quem o Governador vai escolher? kkkkk
      Trem em Parelheiros não é questão de se, mas uma questão de quando!

  3. pode até ser feia, mas eu queria muito uma estação feia dessas da CPTM com um terminal de ônibus em anexo no lugar do terminal Ferrazópolis em São Bernardo. trocar um terminal feio por uma estação feia me parece vantajoso

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