Estação Varginha tem contrato prorrogado em mais 18 meses e deve ser entregue apenas em 2023

Governo Garcia prometia nova estação da Linha 9-Esmeralda pronta ainda neste ano, mas estágio de obras não correspondia à expectativa

Estação Varginha (iTechdrones)

Após a corrida para finalizar o básico na estação Varginha a tempo de uma possível inauguração em 2022, a CPTM postergou a conclusão do projeto em novo aditivo assinado na semana passada. Trata-se do terceiro termo aditivo da extensão ferroviária da Linha 9-Esmeralda, e que não apenas viu o custo da obra subir como postergou as principais etapas do projeto.

De acordo com o novo termo aditivo, houve alterações na planilha de custos que incluem acréscimos e descontos além da inclusão de novos itens não previstos no contrato original.

O documento estabelece um acréscimo geral de R$ 7,1 milhões e a inclusão de mais R$ 2 milhões em itens gerais. Os decréscimos foram de R$ 3,5 milhões, com um saldo de R$ 5,5 milhões apenas neste terceiro aditamento. Com isso o valor global do contrato passa a valer R$ 95,5 milhões.

O aditivo ainda estabelece prorrogação do prazo contratual das obras por mais 18 meses de forma que seja mantido o período de 12 meses de operação assistida.

Este contrato foi assinado originalmente em 17 de abril de 2019 com prazo de 30 meses, sendo 18 meses para obras, o que jogaria a inauguração da estação para outubro de 2020.

Os termos aditivos nº01 e nº03 acrescentaram mais 36 meses para a conclusão das obras. Isso simboliza 66 meses de contrato, mais que o dobro do originalmente estipulado.

Pátio Varginha (iTechdrones)

O prazo para o fim das obras da estação Varginha, segundo o contrato e seus aditamentos, é outubro de 2023. O contrato, incluindo a operação assistida, finda-se em outubro de 2024.

Segundo o contrato de concessão das Linhas 8 e 9 a entrega da estação Varginha tem prazo limite determinado no dia 30 de junho de 2023. As obras do Lote 2 ainda incluem uma passagem inferior, via permanente, rede aérea e o pátio.

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Joselito
Joselito
2 anos atrás

Agora que a eleição acabou para o PSDB, os prazos mais realistas surgirão.

Gabriel P.
Gabriel P.
2 anos atrás
Responder para  Joselito

Se o Tarcísio realmente for eleito, os prazos fake voltarão.

Felipe
Felipe
2 anos atrás
Responder para  Gabriel P.

E infelizmente ele vai ser eleito Gabriel, vamos sofrer mais 4 anos com mais um partido dilapidador do Patrimônio Público. Vai ser apenas uma continuidade do PSDB e suas decisões na base da politicagem, vamos ter que engolir por exemplo aquela porcaria de BRT.

Gabriel P.
Gabriel P.
2 anos atrás
Responder para  Felipe

Culpa da caipirada… na RMSP, o miliciano não vence!

Leoni
Leoni
2 anos atrás

Azar do PSDB, que apesar de ser uma das múltiplas concessões bancadas pelo Estado, não deu tempo de de inaugurar esta obra antes das eleições nas quais continuará a agir da mesma forma, pois se o Dória abandonou, o Orlando Morando e Rodrigo Garcia já debandaram para o outro lado para continuar mantendo a boquinha!!!

Jefferson
Jefferson
2 anos atrás

O PSDB ficou 28 anos no governo de SP, e sejamos sinceros, o tanto que eles roubaram nesses contratos e prorrogações, já daria pra termos a região metropolitana de SP ligada à: Sorocaba, Santos, Campinas, Americana, Ribeirão Preto, e etc