A extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Penha com oito estações teve sua inauguração reprogramada pelo governo do estado.
Antes prevista para ser aberta em duas fases, a primeira em 2026 e a segunda em 2027, agora o ramal só deverá estrear entre 2027 e 2028.
A informação foi divulgada em artigo da agência de notícias da gestão Tarcísio de Freitas, em meio a várias previsões de expansão metroviária.
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Segundo o texto, o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa agora ficará pronto em 2027. Já a segunda fase, de Vila Formosa a Penha, será aberta em 2028.
“Também em 2027, o primeiro trecho da Linha 2-Verde, de Vila Prudente a Vila Formosa será concluído, assim como as três novas estações da Linha 15-Prata: Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego. Por fim, em 2028 entra em operação o trecho da Linha 2-Verde de Vila Formosa a Penha“, diz a nota.

Tatuzão partiu tarde
A reprogramação da entrega da extensão da Linha 2, com 8 km operacionais não chega a surpreender pelo estágio atual da obra.
Embora as estações estejam avançando, com quase todas escavadas e algumas delas com estruturas internas, o trabalho da tuneladora Cora Coralina só começou no final do ano passado.
O tatuzão deveria ter iniciado a montagem dos túneis antes mas protestos de moradores vizinhos do Jardim Textil, onde ficará o estacionamento Rapadura, acabaram impedindo que a vala de partida da máquina ficasse pronta antes.

Atualmente, a tuneladora está perto de partir do poço Capitão e fará mais uma parada antes de chegar à estação Santa Clara. De lá o próximo destino será a estação Orfanato e então a chegada ao VSE Falchi Gianini, onde será desmontada.
Com isso será possível finalizar o trecho de quatro estações, que incluem ainda Anália Franco e Vila Formosa. Enquanto isso, o tatuzão será remontado em Penha para escavar outro trecho com quatro estações.
Além das obras civis há pela frente todo o trabalho de implantação de sistemas a cargo da empresa Agis, que assinou contrato neste ano. Ela instalará portas de plataforma e toda uma série de equipamentos necessários para a operação.
Licitação de trens em 30 de setembro
O ponto mais preocupante, no entanto, é o contrato de aquisição de 44 trens da Frota R. A licitação internacional demorou a ser lançada e teve que ser refeita por erros no edital.
O leilão está marcado para 30 de setembro, mas ainda é incerto se o vencedor assinará contrato logo.
Como é uma concorrência de valores elevados, a disputa deverá ser acirrada e não será surpresa se derrotados tentarem encontrar possíveis erros nas propostas a fim de desclassificá-los.
Passada essa fase virá o projeto e fabricação do material rodante que mesmo entregue terá de passar por muitos testes. Com o novo prazo, tudo isso terá de ocorrer em até três anos.
